16/01/2020

TWINS: A PRIMEIRA IDA AO DENTISTA




"Tão cedo??" 

"Já devias ter ido"

E é isto... é nesta espécie de esquizofrenia que uma mãe, ainda por cima de gémeos, tem de viver.

Tenho amigos dentistas, tenho familiares dentistas e todos sem excepção em disseram “os gémeos deviam ir ao dentista assim que tiverem o primeiro dente” claro que mal partilhei esta informação com o resto do mundo os comentários foram no sentido oposto de nem pensar que horror tão cedo, pobrezinhos.

Pois bem, meus amigos e amigas que me leem, os gémeos foram agora com dois anos e meio e fiquei com a certeza de que efectivamente deveria ter ido ao ano de idade e porquê? Para aprender a não cometer erros que possam comprometer a saúde oral dos meus filhos. Sim nós pais somos muitas vezes levados pelo marketing de algumas marcas a optar por coisas que não são as melhores para os nossos pequeninos. Dou o exemplo da chucha: quem é que não trocou de chucha aos pequenos seres porque a idade foi avançando? Pois é ERRADO! Eu (vá lá) apenas troquei aos 6 meses e depois não troquei mais. E nunca deveria ter trocado (atenção devem trocar de chuchas mas não o tamanho da mesma entendido?). Segundo a Dra. Inês Santos Silva (médica dentista na Cuf de Cascais) a chucha vai deformando o céu da boca das crianças porque vai aumentando de tamanho, e isto não é desejável. Outra coisa que a Dra. referiu foi que prefere que os pacientes pequeninos dela não se habituem a pastas de dentes com sabor para que não exista a enormíssima tentação de a tornar na sobremesa favorita das nossas crianças. Faz algum sentido para nós e por isso mesmo lá se vai o sabor da banana neste inicio de ano. Relativamente à escova de dentes também não basta, alias é o menos importante nisto, que tenha todos os super heróis mas que acima de tudo quando se olha para esta não se consiga ver o fundo da mesma, passo a explicar. Se a escova tiver muitos “pelos” é mais fácil que mesmo eles escovando menos bem estes cheguem aos dentes. Se tivermos uma escova “mais despida” vai exigir uma escovagem mais assertiva o que com dois anos meus senhores é pura utopia ou pelo menos nós aqui em casa ainda não fomos abençoados com esse milagre.

Outra coisa importante é o maior dos clichés: cada criança é uma criança. Aposto que estão deslumbrados com esta afirmação. Pois é!!!! Mas é mesmo verdade e nós somos o exemplo disto mesmo. Os nossos filhos lavam os dentes ao mesmo tempo, as mesmas vezes, eu trato de um e o pai do outro sem uma ordem definida, com o mesmo tipo de escova e pasta e…. o Francisco tem uma higiene oral fantástica e o Pedro tem tártaro. Pois é… o pedro tem tártaro e a explicação é mais uma vez surpreendente (para nós pelo menos). Ao contrário do Francisco que se deita às 21/21,30 e dorme 11/12 horas seguidas, o Pedro tem o hábito de acordar perto da meia noite para beber um biberon de leite e é esse leite que fica ali a criar esse tártaro. Logico não? Truque que a Dra. nos deu… primeiro tentar sempre adiar essa toma de leite dando-lhe miminhos e vendo se ele adormece sem precisar dele ou se for mesmo preciso colocar agua de forma a que aos poucos ele perca o interesse neste liquido branquelas que já não lhe faz falta alguma com esta idade àquela hora e com o peso que ele tem.

A Dra. disse-nos que este tártaro só sai com meios mecânicos mas que achava que se podia esperar até aos 3 anos, porque nessa altura eles já aceitam melhor as explicações e ficam fascinados com a cadeira magica (consulta já marcada para os dois para não haver esquecimentos). Ainda assim recebemos os parabéns por termos ido com os dois relativamente cedo e a tempo de prevenir uma série de coisas menos agradáveis. 

Por tudo isto não se deixem ir por comentários de “Oh tao cedoooooooo” ou “só levei o meu quando os dentes começaram a cair”… vão quando virem sinais de alerta (no nosso caso foi mesmo o tártaro do Pedro) ou vão quando tiverem duvidas de como agir com os vossos pequeninos. Profilaxia não faz mal a ninguém e pode evitar aparelhos e cáries no futuro.

Ahhhhhh e se têm dificuldade em que os vossos pequeninos lavem os dentes (como NÓS) a Dra. deu-nos um super truque que se chama Magic Timer… depois digam-me se ajudou ou não! 

Até Breve 
SSF+2

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You