11/07/2019

Francisco e Pedro no mundo dos sonhos - O DIÁCONO E O REBANHO #3


Créditos de imagens Marta José da DREAMAKER






Se tivesse de escolher uma fotografia que simboliza o batizado e segundo aniversario dos meus pequeninos seria esta: o momento em que são acolhidos na casa do senhor e em que a comunidade os saúda. Foi sem sombra de duvida o momento que mais me emocionou (e olhem que eu sou caranguejo e choro por tudo e por nada). Mas vamos lá falar do que aconteceu no dia 22 de Junho de 2019 às 15.00.

Já havia estado na Igreja de Santo António do Estoril e tinha ficado apaixonada mas estava longe de imaginar que um dia também ela faria parte da nossa historia. A sua construção data do século XVI, e foi quase destruída pelo terramoto de 1755. No séc. XVIII a igreja conheceu  grandes transformações - altar com a atual talha dourada, 3 janelas rasgadas na fachada integralmente construída em pedraria, tal como hoje ainda encontramos, e encimada por uma imagem de Santo António colocada num pequeno nicho. Em 1927 um incêndio destruiu o remodelado templo seiscentista. O projeto de Tertuliano Marques permitiu salvar alguns dos antigos azulejos e manter a traça original do edifício, tendo-lhe sido acrescentados os frescos do teto atual, da autoria de Carlos Bonvalot, bem como o conjunto azulejar, concretizado pelo Mestre Victória Pereira.







Mas este dia estava destinado a ser mesmo especial de todas as maneiras e aqui chegamos a um homem de português açucarado, de sorriso resgado e contagiante que nos recebeu literalmente de braços abertos e nos acolheu "em casa" e que logo nos confidenciou, apos os nossos pedidos de desculpas perante as vozes audíveis de todas as crianças (quase 30 entre pequeninos e adolescentes) "não se preocupem eu tenho 6 netos" . Acho que todos tentámos disfarçar o nosso ar de surpresa mas em vão pois logo surgiu uma explicação "eu não sou padre eu sou diácono". Eu estava longe de imaginar que o diácono poderia ser casado e ter família própria e fui investigar. Percebi então que o diácono na Igreja Católica possui o primeiro grau da Sacramento da Ordem, sendo ordenado não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. Na Igreja Católica Romana, os diáconos podem ser de duas naturezas, uma delas transitória e outra permanente. A diaconia transitória é exercida pelos aspirantes ao prelado, que tendo feito votos celibatários atuam a serviço da Igreja antes de serem ordenados como padres, e a diaconia permanente é exercida por leigos fiéis, sem a necessidade de votos do celibato, podendo ser casados.
E que bonita, profunda e alegre foi a nossa cerimonia. Uma analogia entre o São Pedro e São Francisco de Assis que não tendo sido a origem da escolha dos nomes fez ainda mais sentido que assim tivesse acontecido. Uma voz que se ia elevando e suavizando consoante os barulhos infantis, sem dramas nem chamadas de atenção.

Que dia bonito para aprender e conhecer a figura do diácono na igreja católica.

A madrinha Rita e madrinha Sara fizeram as suas leituras de forma irrepreensível como se tivessem nascido para o momento.

Chegados ao momento mais simbólico para a maioria o Sr. diácono achou que os meus pequeninos precisavam de se purificar a fundo, mas quando digo a fundo foi mesmo a fundo. Saíram da pia batismal como se tivessem acabado de mergulhar no rio Jordão.





E já agora recordam-se do problema dos padrinhos (escrevi AQUI sobre isso) ? Pois bem, na verdade a senhora da secretaria já me havia confidenciado isso, acabaram por assinar como padrinhos e não apenas como testemunhas o que tornou tudo ainda mais perfeito e harmonioso.


Estava feito. Os nossos pequeninos Francisco e Pedro são agora ovelhas deste grande rebanho e podem começar, com a ajuda de todos, os seus caminhos de fé.

Que nunca vos falte a fé meus amores pequeninos pois ela é alimento quando tudo o resto não chega para nos manter de pé.






Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You