17/02/2018

REDES SOCIAIS: TRABALHO? DIVERTIMENTO? SOLIDIFICA AMIZADES? DESTROI-AS?

Uma das minhas resoluções de final de ano / inicio de ano novo foi pensar mais na amiga e profissional que sou. Estou numa fase de mudança na minha vida e está a ser difícil gerir tantas hormonas saltitantes, tantas alterações, … Se por um lado nunca fui tao feliz porque estou a viver um sonho avassalador a verdade é que ele me trouxe incapacidades e limitações que desconhecia e com as quais não sei lidar. Quem me conhece realmente sabe que sou exigente, sou muito exigente com tudo, com todos mas acima de tudo comigo. Exijo-me um rigor e verticalidade que jamais ousaria exigir a outros. Lido mal, muito mal, quando falho com as pessoas de quem gosto. Lido mal, muito mal, quando não correspondo às expectativas que eu própria criei. Lido mal, muito mal quando sinto que fiquei aquém do que deveria… E neste processo que dei inicio comecei a analisar o que é que as redes sociais me trouxeram de positivo e negativo. Se por um lado me trouxe a minha FIOAPAVIO que é o meu projeto profissional, é com ele que pago as minhas contas, os meus impostos, que dou liberdade ao meu lado criativo de arquiteta e com o qual alimento o meu lado social de quem adora conversar e lidar com pessoas; a verdade é que me levou pessoas. Levou mesmo! Não estou a apontar dedos até porque sou a primeira a colocar os 10 viradinhos para mim (faz parte deste processo de analise em que me encontro neste momento) mas a verdade é que as pessoas passaram a estar estacionadas nas redes sociais numa pasta chamada de amigos e isso parece ser suficiente para serem amigos. E aparentemente há quem viva bem com isso. Ou, como já se conhecem há muito tempo e até começaram a ser realmente amigos (redes sociais à parte) isso lhes confere um cartão vitalício de amizade.
 Não! NÃO! NÃOOOOOO! Eu não quero cartões vitalícios de amizade de ninguém nem os quero atribuir. Quero verdade! E a verdade é dura. É duro perceber que os nossos amigos não nos vêm para lá das redes sociais. É duro perceber que mesmo sabendo que vivemos de likes e da visibilidade do nosso trabalho não “perdem” tempo a faze-lo porque sabem que eu sei que eles serão sempre meus amigos e que se eu precisar de algo eles aparecem. Mas façam o exercício. É duro perceber que se o Facebook não avisar não há mensagens de parabéns (agendas amigos lembram-se?). É duro perceber que se não estás no grupo xis não vais saber das ultimas novidades nem receber os tais convites. É duro. É muito duro.
Este processo levou-me a fazer um exercício e no dia 31 de dezembro saí de todos os grupos de WhatsApp em que estava. Sabem quantas pessoas deram por isso? ZERO! Eu sei que não é por não gostarem de mim é simplesmente porque nós deixámos de nos ver. Nós, seres sociais, estamos cada vez mais isolados nos nossos gadgets de ultima geração e não vemos as pessoas na sua dimensão. São letras, são pastas, são ícones, são emojis, são grupos para isto e para aquilo…
Mais uma vez reforço que o ponto em que estou da minha vida é sem duvida o melhor e o mais irreal de todos porém eu preciso dos meus amigos. Preciso mesmo e sinto falta deles. E sei que falho porque as minhas 24 horas encolheram de uma forma que até aqui desconhecia…
Sinto-me perdida… demasiado perdida!
(continua)

3 comentários:

  1. Minha Doce Sarinha,
    Como me revejo ao ler as tuas sinceras palavras, como me identifico mais e mais com as tuas passagens de vida. Sabes o que tenho aprendido nesta nossa passagem aqui por terra??? Quem realmente é teu amigo/a está contigo sempre e não é por teres uma vida mais ou menos ocupada, se tens trabalho ou não ou se podes ou não sair que te deixa de ligar. Alguns fizeram a sua escolha e seguiram o seu caminho deixando uma amizade de quase 20 anos. Mas aqui estamos a construir novas amizades e novas aprendizagens.
    Obrigada por mais este teu desabafo.
    Gostamo-nos sempre. Beijo gigante.

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo minha querida Bertina... mas sabes não fui feita para lutos de pessoas vivas. Sou caranguejo e coleciono afetos não os abandono :( mas chegou lá um dia. Gostamo-nos <3

    ResponderEliminar
  3. Também não consegui de modo algum fazer o luto, os momentos e as alegrias foram muito que não se consegue apagar quase 20 anos. Vamos seguindo porque os teus pequeninos mais do que ninguém precisam de ti.

    ResponderEliminar

design

design by: We Blog You