01/02/2017

MEMÓRIAS DE UMA MÃE EM CONSTRUÇÃO #7


2 Abril 2016


Foi neste dia que começou o meu processo de cura. Foi naquele dia de Abril que se iniciara aquela que viria a ser uma das mais duras e gratificantes aventuras da minha vida. O que aquela peregrinação representou para mim jamais conseguirei expressar por palavras. Sei que a vida me juntou às pessoas certas e sem elas nada teria sido possível. Sei que tinha ao meu lado o melhor companheiro de vida que poderia escolher. E sei que cada passo que dei foi por gratidão, pois muito embora algumas coisas não tivessem corrido como desejaríamos, a verdade é que havia muito a agradecer. Foi uma peregrinação de fé em que o obrigada esteve sempre presente.

Não vos vou maçar com a descrição do que foram aqueles 3 dias pois já escrevi sobre eles ( basta clicarem sobre cada um dos dias 1 Dia , 2 Dia3 Dia) mas garanto-vos que se cravaram na minha pele e que por mais coisas que viva estes 3 dias jamais serão esquecidos.

Estava pronta. De pés em sangue e sem conseguir calçar o que quer que fosse mas de coração sanado e preparada para o que vida teria reservado para mim. Para nós.

Foi necessário deixar o tempo correr. Sempre o tempo. Tempo para que corpo recuperasse na totalidade da miomectomia. Tempo para a cabeça e o coração apaziguarem. Tempo para repetir exames e análises. Sempre o tempo.


19 Julho 2016

Finalmente chegou o dia de conhecer a AVA clinic e todos os profissionais que seriam tão importantes nesta nossa caminhada. Entrar ali era entrar num local estranho que nos metia algum receio mas ao mesmo tempo que nos suscitava esperança. Era ali naquele local que estávamos a depositar todas as nossas esperanças e sonhos de aumentarmos a nossa família.
Mostrámos os exames todos ao Dr. Paulo Vasco e mais uma vez ele reforçou a ideia de que nada apontava para que fosse impossível engravidarmos e que no fundo apenas precisaríamos de um folículo para que surgisse um ovulo, e um embrião, e uma gravidez e um bebe. E acreditem ou não é a frases como estas que nos agarramos para que tudo se torne menos penoso.
Ele explicou-nos mais ou menos em que consistia o tratamento, após a menstruação, teria de ministrar umas canetas de medicamento (Gonal) que fariam uma estimulação aos ovários, segundo um plano que ele nos daria. Neste momento eu tremia por dentro. Desde pequenina que tinha pânico de agulhas e sempre que ia levar uma vacina ou retirar sangue, toda eu era suores frios, chegando mesmo a desmaiar, como é que eu iria dar injeções na barriga a mim própria? Como? tentei rapidamente desviar dali o pensamento e não me focar nos problemas mas no discurso de esperança que tao sábiamente o Dr. Vasco nos acabara de dirigir.
Estes tratamentos exigem uma enorme disciplina pois a medicação tem de ser ministrada todos os dias à mesma hora e requerem algum repouso, alem de que se trata de medicação que não pode ser sujeita a oscilações de temperatura. Estes provocam ainda vários sintomas, nomeadamente inchaço dos ovários e algumas moinhas, pelo que não seriam compatíveis com os dias  de ferias que se aproximavam. Rapidamente o Dr. Paulo Vasco nos disse que não íamos adiar esses dias, que tínhamos de os gozar e olhar para eles como um incentivo ao que estaria à nossa espera quando regressássemos. Acatámos o seu sábio conselho e a próxima consulta seria marcada para o dia em que a menstruação surgisse, pós período de férias.

A nossa aventura numa clinica de fertilidade estava quase a começar. Agora sim sentíamos um frio na  barriga mas enquanto tivéssemos os braços um do outro tudo ficaria bem. Acreditar, sempre!

(continua)

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não foi à toa que tatuei a palavra acreditar na pele... por vezes a mente prega-nos partidas e tendemos a sobrepor outros verbos a este. Beijinhos coloridos SSF

      Eliminar
  2. Parabéns! Tenho um menino chamado Gonçalo, também foi o Drº. Paulo que nos ajudou a concretizar um sonho. Muita felicidades!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma equipa maravilhosa :) e eu a pensar que o Dr Paulo Vasco só sabia fazer gemeos ah ah ah um beijo enorme e as maiores felicidades <3

      Eliminar

design

design by: We Blog You