12/05/2018

O DIA DA MÃE

Falar sobre este dia, e mais do que falar de mim, é falar sobre mulheres. Mulheres! Muitas e tao diferentes.

Se observarmos bem o significado que esta palavra pequenina encerra vamos deparar-nos com coisas tao diferentes como estas: 

 mãe
(latim mater, -tris)
substantivo feminino
1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos.
2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou).
3. Animal fêmea que tem filho ou filhos.
4. [Figurado]   [Figurado]  Mulher carinhosa ou protectora.
5. [Figurado]   [Figurado]  Origem, causa, fonte (ex.: a ignorância é a mãe de muitos males).
6. Borra do vinho que ainda não foi posto em limpo. = MADRE
7. [Brasil]   [Brasil]  Ser fantástico, espécie de sereia de água doce, também chamado uiara e iara.
8. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa que chora facilmente.
9. [Moçambique]   [Moçambique]  Tratamento respeitoso dirigido a mulher casada ou com alguma idade (ex.: está com pressa, mãe?). = SENHORA
adjectivo feminino
adjetivo feminino
10. Que deu origem a outras coisas da sua espécie.
11. Que é considerada a principal entre outras do seu género.

Por isso ser mãe não é "apenas" dar à luz, parir. Ser mãe é muito mais do isso e é minha convicção que o somos muito antes de os colocarmos cá fora e até há mesmo casos que o são sem nunca (e infelizmente) os verem nascer. 

Durante a minha/nossa luta pela fertilidade pensei muito sobre o significado desta palavra, sobre o que ela implica e sobre as pessoas que a tomam como sua de forma garantida. Ser mãe não é um dado adquirido, ser mãe é uma conquista. Ser mãe é merecer esta palavra diariamente. Ser mãe é lutar-se por um ser e ama-lo muito antes de lhe reconhecer o rosto. E é, acima de tudo, por este ultimo motivo que sempre me revoltaram as entranhas sempre que me diziam "agora que estás gravida é que vais ver o que é ser mãe". Como?? NÃO PESSOAS NÃO NÃO. Ao longo da vida cruzei-me com pessoas que colocaram seres no mundo e que não são mães, serão outra coisa mas mães não e por oposição cruzei-me com outras tantas que não colocando ninguém no mundo serão mais mães do que as anteriores.
Há uma crueldade atroz entre nós mulheres no que diz respeito ao uso desta palavra. Tantas vezes ouvi "vais conhecer um amor até aqui nunca sentido"... talvez, mas o que sabem elas sobre a forma como amo? Se a vida é o nosso bem precioso e se eu já tinha pessoas na minha pela qual seria capaz de abdicar dele haveria amor maior do que esse? Porque razão insistem em reduzir o amor dos que não têm filhos por comparação com esse suposto amor maior. Se colocar alguém no mundo fosse sempre símbolo de um amor maior não existiam mulheres na cadeia por matricídio, não existiam maus tratos, abandonos e por aí fora. Se estar ligado a um ser por um cordão umbilical fosse sempre sinonimo desse amor maior as atrocidades cometidas por mulheres seriam apenas fruto do delírio de escritor alucinado. Mas não pessoas! Não, pessoas! Existem mulheres que apesar de parirem jamais entenderão a dimensão da palavra mãe.

Eu já era mãe muito antes de o ser. Fui mãe quando embarquei em relações em que achava que conseguiria dar colo, em que acreditava ter o poder de mudar essa pessoa. Fui mãe enquanto me injetava, ao longo dos tratamentos de fertilidade, e em que imaginava o que aquele liquido iria fazer a uma parte de mim... ser mãe é muito mais do que o ato animalesco de colocar cá fora um ser.

E por isso, hoje, mais do que falar sobre as mulheres que irão receber presentes feitos por umas mãozinhas queridas eu opto por referir as que guardam a magoa de lhes ser negado este dia. Àquelas que a sociedade magoa, fere sem dó nem piedade com verdades absolutas ridículas.

O dia de hoje, o dia da mãe, deveria ser dedicado a todas as mulheres cujo coração se passeia fora do corpo por alguém... por qualquer pessoa!

2 comentários:

  1. Ser Mãe,
    Ser Mãe é Amar incondicionalmente quer sejam nossos ou não, ser Mãe é ter a capacidade de fazer pelos outros o que outros não conseguiram fazer. Ser Mãe é dar Amor.
    Antes de ser Mãe, porque também passei pelo flagelo da infertilidade, já Amava incondicionalmente os meus sobrinhos, já Amava os meus e tudo fazia por eles. Não foi por ser Mãe que o comecei a fazer, já o fazia com o mesmo amor e a mesma entrega. Quando Deus e a nossa Mãe me deu o meu presente o que fiz foi continuar a Amar a minha filha. De modo algum precisamos ser mães para amar, quantas mães não amam? Quantas?
    Tu és uma mãe linda e que eu gosto imenso. Beijinho gigante.

    ResponderEliminar
  2. E também é por tudo isto e mais e mais que nos gostamos <3

    ResponderEliminar

design

design by: We Blog You