03/02/2018

MESA PARA DOIS #2

Esta coisa de ensinar pequeninos a comerem como gente grande pode trazer alguns constrangimentos de logística e fazer de nós uns seres menos sociais.
Sempre tentámos que a chegada do Francisco & Pedro não alterasse muito a nossa relação com os amigos, nomeadamente, nas almoçaradas e jantaradas de convívio. Sempre tentámos fazê-lo e assumidamente foi o nosso luxo desde o inicio. É certo que os biberons facilitaram a nossa vidinha até aos 4 meses porém com a chegada das sopas a logística passou a ser outra. Não é opção andar com duas cadeiras de sopa atrás e as que existem na maioria dos espaços comerciais ou de restauração não são adequados a seres tao pequeninos (por norma são a partir dos 6 meses). 
As primeiras sopas (por ingenuidade minha) eram demasiado liquidas e pareciam que tinham vida própria pois fugiam para todo o lado menos para dentro da boca. Se no Francisco a coisa não era grave pois rapidamente se habituou a este novo ritual, no Pedro o cenário foi diferente pois aquela linguinha marota cada vez que saía da toca para ir buscar alimento empurrava a sopa toda para fora. E como esta coisa da maternidade é mesmo uma aprendizagem para pais e filhos, e também nós vamos crescendo e aprendendo com os desafios que eles nos vão colocando, passei a fazer a sopinha deles mais espessa, mais puré. E quando a carninha chegou, aos 5 meses, ambos passaram a comer maravilhosamente bem a sua sopinha. Há contudo um ritual que se mantem desde a primeira colherada: as caretas ao primeiro contacto. Sempre que sentem a primeira colherada da refeição fazem as caretas mais queridas  e cómicas (um dia se o pai permitir eu mostro para constarem o que estou a dizer).

Neste momento os nossos pequeninos já podem dizer que comem mais legumes do que os pais: cenoura, abobora, curgete, couve flor, couve coração de boi, couve lombarda, alface, batata, batata doce, brócolos, brócolos romanescos, nabiças, grelos, frango, peru, borrego e novilho. Com o tempo também nós temos de reaprender a comer de forma mais saudável.

Próximo nível desta aventura: bolachinhas e pão (as papas não entram na dieta dos nossos pequeninos e o glúten que precisam provar vem destes alimentos novos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You