21/04/2017

MEMÓRIAS DE UMA MÃE EM CONSTRUÇÃO #14


15 de Setembro


Estava marcado para hoje o encontro com a Psicóloga Ana Oliveira  da Ava Clinic. Dia de apagar todas as luzes de dúvidas da arvore de natal que se criara nas nossas cabeças.
A verdade é que não estávamos preparados para o que estava à nossa espera. Se na nossa cabeça existiam muitas perguntas sem respostas a verdade é que saímos de lá com um número ainda maior de respostas sem perguntas e de perguntas sem respostas. Pior, é que teríamos de ser nós a encontrar essas peças de puzzle para que tudo fizesse sentido.
Conversámos tanto!! Ouvimos ainda mais!! Apagámos duvidas, fomos confrontados com tantas outras. Falámos de coração aberto e recebemos muito… a Dra. Ana foi mais uma bênção que alguém nos colocou no caminho. Não, ela não nos deu as soluções mas guiou-nos na direção do que o nosso coração já nos dizia. Chegámos lá com um novelo de pensamentos em que não conseguíamos encontrar nem o fim nem o inicio e saímos de lá com uma meada… tudo organizado e à espera de uma decisão da nossa parte. Mais uma pessoa de luz num caminho que tinha zonas muito escuras.
Começámos por abordar o tema da adoção e em que eu coloquei em cima da mesa tudo o que me atormentava: o egoísmo de não ter aceite esta como uma opção realista e imediata para nós, não por medo de não amar essa criança mas sim com medo da perda, de um dia chegar aquele momento em que legitimamente ele teria a curiosidade de procurar a sua família de sangue; o medo de não estar à altura desse momento, o medo de falhar… e é tão bom quando do outro lado há alguém que nos diz que esta é a uma reação natural e que se fosse este o caminho este sentimento iria sendo atenuado e finalmente iriamos conseguir viver com ele sem grandes dramas.
Mas e se optássemos pela doação de óvulos de uma dadora viva? Era importante para nós a herança genética? Era importante que eu, como mãe (porque é assim que a lei designa a mulher que recebe óvulos de uma dadora, mãe com plenos direitos), conseguiria viver com o facto do meu filho não ter a minha carga genética? (jamais tinha pensado nisso) era isso impeditivo para mim? E caso avançássemos para esta solução a quem iriamos contar? Aos meus pais? Aos meus sogros? E se nos divorciássemos entretanto e essas pessoas fossem maldosas e usassem isso contra mim? Acho que não tenho palavras para vos descrever o que foi digerir a informação que nos era debitada de forma doce pela nossa querida psicóloga. Olhávamos um para o outro sem saber o que era o correto e apenas verbalizávamos as enormes duvidas que se iam formando no momento. Mas as questões continuavam: contaríamos aos médicos dos nossos filhos? Sim? Não? E se não o fizéssemos e um dia eles nos mandassem fazer um teste de ADN por causa de uma doença cronica, por exemplo, iriamos lembrar-nos que o meu teste não era válido (apesar de existirem estudos que dizem que o ovulo de uma dadora acaba por adquirir algumas características da mãe/recetora) e que teríamos de contactar a clinica, que por sua vez entraria em contacto com a recetora e ela sim teria de facultar todas as informações necessárias, garantindo assim que não existiria qualquer contacto connosco. E no caso de não contarmos ao nosso filho e se ele um dia se apaixonasse, decidisse casar e ter filhos e por acaso (porque por  muito ínfima que fosse essa hipótese ela era possível) essa pessoa fosse sua meia irmã?
Rapidamente olhámos um para o outro e respondemos: contamos claro. E quando? Perguntava a Dra. Ana. Aos 3? Aos 6? Aos 11? Quando atingisse a maioridade? Quando esse momento do anuncio do namoro chegasse? Nesta fase sentia a minha cabeça a rebentar de dúvidas e só me apetecia chorar e gritar NÃO SEI NÃO SEI NÃO SEI…  não sabia mesmo. Não sabíamos. Não estávamos preparados para tantas perguntas, para pensar tão para a frente. Não estávamos mesmo preparados para esta antevisão do futuro…  E mais uma vez a Dra. Ana com a sua voz doce e calma nos disse que tudo o que estávamos a viver era normal, que a idade ideal (neste momento) seria a fase em que as crianças começam a ter noção do seu espaço de privacidade, em que sabem o significado do que é um segredo e essa idade será mais ou menos pelos 10/11 anos (antes da adolescência).
Mas as questões não se ficaram por aqui… se optássemos pela doação de óvulos uma das coisas que mais me incomodava era Porquê? O que leva uma mulher saudável a doar óvulos a um casal que procura esse sonho? Acho que acabamos todos por pensar que essas pessoas serão altamente altruístas e de uma bondade inesgotável, porem a realidade que a Dra. Ana nos explicou é bem diferente. Uma dadora de óvulos fá-lo com a mesma normalidade de uma dadora de sangue ou de medula. São mulheres que rondam os 22/30 anos, saudáveis, que têm Planos para os quais não têm viabilidade económica e que veem aqui uma forma de o conseguir. Fazem-no na maioria das vezes por questões financeiras (ainda que para nós possíveis recetores esse valor fosse demasiado baixo perante a alegria que elas nos poderiam proporcionar). Na verdade segundo a Dra. são poucas as que se interessam sobre o que acontece aos próprios óvulos, não havendo qualquer ligação afetiva. Ou no limite apenas perguntam se a mãe os recebeu e eles vingaram.
As nossas cabeças pareciam uma daquelas cadeias de fabricas em que uma garrafa havia caído e estava a provocar um congestionamento em toda a produção… a informação entrava e não conseguia ser processada. Eu lia isso nos olhos do João e as lagrimas que escorriam pelos meus eram só mais um sinal do quanto me sentia perdida.
Nós “SÓ” queríamos um bebe gerado do fruto do nosso amor e não resultado de um desejo de uma mulher que quer fazer o Erasmus e não tem dinheiro para o fazer e por essa razão recorreria à doação de óvulos. Mas e se fosse esse o nosso caminho? E se…


(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You