05/04/2017

COISAS QUE ME ENCANITAM #17

A pessoa, eu, até já disse bem deste serviço público aqui porém são mesmo os funcionários que "fazem" os locais e hoje estive a um passo de pedir o livro de reclamações na repartição de finanças da minha zona.

Tinha um assunto referente ao IMI para tratar e como qualquer comum mortal retirei uma senha, onde não havia qualquer menção a prioridades. Desloquei-me ao piso onde ia tratar do assunto e mal entrei deparei-me com um cartaz do estado a falar da lei das prioridades e onde me saltou à vista "grávidas" (sem asteriscos ou alíneas escondidas, apenas grávidas). Havia, como é normal, imensa gente para ser atendida, esperei que uma das cadeiras ficasse vazia de forma a dirigir-me ao funcionário, não atrapalhando o normal funcionamento do serviço. A pessoa que estava a ser atendida levantou-se e antes que a senha avançasse dirigi-me a uma secretária e perguntei "desculpe eu estou grávida e gostaria de saber como funciona o regime de prioridades neste serviço uma vez que as senhas não o mencionam". Assim, sem mais nem menos, com um tom calmo de quem estava bem disposta. Pois que do outro lado e em alto e bom som sai "a lei das prioridades não é muito clara minha senhora e não sei se tem direito a ela, ela apenas se aplica a gravidas no final de gravidez"... Oi??? Como??? Ouvi bem??? Eu que até estava bem disposta, conforme ja referi, perante a arrogância e má educação disse-lhe em tom baixo "desculpe mas é o primeiro organismo publico que usa esse argumento, e mesmo aqui atrás está um cartaz que diz apenas gravidas. Ora eu estou gravida como pode ver, mas ainda assim sou uma gravida de alto risco de gémeos e estes podem nascer a qualquer momento (ja que não sou a Maya nem vidente e o que a medica me disse foi que seriam prematuros)". Não pensem que a senhora se ficou por aqui e continuou com a sua argumentação baseada sabe deus em que legislação "pois não sei de quantos meses está mas se quiser ser atendida terá de pedir às pessoas presentes para passar à frente"... perante esta postura de eu posso faço e mando apenas me restou , mantendo o tom de voz calmo, dizer-lhe "Pois olhe eu não vou pedir isso a ninguém já que não é um favor, existe uma lei que foi promulgada na assembleia na republica e eu tenho direito a usufruir dela, caso isso não aconteça a única coisa que irei pedir é mesmo o livro de reclamações!". Face à minha postura ela mandou-me sentar... eu apresentei-lhe o assunto que me trazia ali (confesso que toda a tremer pois o meu sistema nervoso nesta altura está bastante alterado) e foram mais 30 minutos de estupidez humana aos quais vos vou poupar.

É triste que sejam pessoas como estas que dão tão má imagem ao serviço publico. Se não estava dentro da lei apenas tinha de ter humildade e dizer "desculpe mas eu não estou certa que terá direito a usufruir dessa prioridade" ou algo do género e teríamos uma troca de palavras civilizada sem eu ter de recorrer ao clássico livro de reclamações. Agora vou esperar que o assunto que me levou ali tenha ficado bem resolvido já que foi feito com tao má vontade.

Enfim...

2 comentários:

  1. Aconteceu-me também uma muito boa.
    Sempre tive um barrigão, com 7 semanas de gravidez já não consegui apertar as calças normais.
    Tive que ir para casa às 25 semanas de gravidez,por risco clínico (gémeos, hipertensão, diabetes gestacional), por isso passadas algumas semanas quando resolvi ir à segurança social ver o que se passava com o meu dinheirinho, pois um enxoval para gémeos sai caro, tirei a senha prioritária, que aliás o segurança simpaticamente me indicou assim que olhou para mim.
    Quando chamam a minha senha (prioritária) lá vou eu, sento-me na cadeirinha, informo que vou tratar do MEU subsídio por risco clínico durante a gravidez e a funcionária pergunta: tem algum comprovativo de que está grávida?
    What? Não via a barriga? Não ía tratar de um subsídio que só é atribuído a grávidas? Felizmente tinha o meu boletim de grávida na mala e lá me safei sem me enervar muito, mas há cada uma ...

    ResponderEliminar
  2. Há pessoas que apenas se limitam a seguir uma qualquer lista imaginaria e fico presas a isso :( beijinhos coloridos SSF+2

    ResponderEliminar

design

design by: We Blog You