23/01/2017

OS FERREIRA FORAM AO CINEMA #9 (e arrependeram-se para todo o sempre)



Confesso que estava um nadinha ansiosa por ver este filme e, foi apenas por essa razão é que, obriguei o Sr. Ferreira a voltar ao cinema tao depressa (uma vez que a ultima experiencia nos tinha marcado tao negativamente).
Um dos meus argumentos foi "é um filme denso não estou a ver a malta mais nova a aderir a ele, por isso serão pessoas mais "maduras" a assistir. Vais ver vai ser diferente" (pois que me enganei e ainda estou engasgada com todas as palavras que tive de engolir).
Acertei na questão da idade da maioria dos espetadores mas falhei redondamente no que diz respeito ao comportamento das pessoas.
Do meu lado direito estava sentada uma senhora que tinha a sua palhinha embrulhada naquele plástico que faz um barulho altamente irritante. Pois que se na primeira parte ela mexeu e remexeu na maldita palhinha provocando pequeninos barulhos altamente nauseantes (juro-vos que me ocorreu tirar da carteira o "vomitódramo" que uma amiga me deu para situações de SOS apenas para avisar que a qualquer momento poderia ser alvo de uma manifestação espontânea dos nossos gémeos... não o fiz) na segunda parte ficou a brincar com o maldito plástico (depois de o retirar da palhinha)o tempo todo. Mas a senhora (que deveria ter a idade para ser minha mãe) ainda não estava satisfeita com a banda sonora paralela que estava a criar para um filme que intitulava de "SILÊNCIO", a isto ela acrescentou um telemóvel em silencio que não parava de vibrar e ainda ousou libertar uns "Que chata não percebe que não posso atender" . Estive muito perto de lhe dizer "Não minha senhora a chata não é a pessoa que lhe está a ligar mas sim voce". Respirei fundo e continuei a dissolver pipocas suavemente na minha boca para não incomodar aquela banda sonora maravilhosa que a minha vizinha estava tao eficazmente a produzir.

Eu tenho um duvida real: Serei a única que ouve, antes do filme começar, "DESLIGUEM OS TELEMÓVEIS? Pessoas... ninguém diz coloque no silencio... é para desligar mesmo!!! E não me digam que são todos médicos que estão de sobreaviso, ou técnicos de informática que têm estar 24 horas contactáveis, porque não posso acreditar nisso! Enfim... foi apenas mais uma ida ao cinema que, agora sim, não se repetirá tao depressa.

Mas voltemos ao filme... sim porque foi para isso que nos deslocámos à sala de cinema! Este conta a história de dois missionários portugueses que procuram o seu mentor espiritual no Japão do século XVII.  Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver), partem em missão para espalhar a fé católica aos japoneses e para procurar o seu mentor espiritual, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que terá renunciado publicamente a sua fé. 

O filme retrata a perseguição e tortura de que os cristãos eram vítimas no Japão naquele que ficou conhecido pelo período de Edo. Tem imagens muito bonitas, com uma atmosfera apaixonante e onde o silencio um elemento importante. Gostei do filme e fiquei com curiosidade de ler o livro, porém houve algo que me fez bastante confusão. Ao longo do filme são varias as vezes em que as personagens dizem não dominar o Português, pedindo desculpa por isso, mas os sons que lhes saem da boca são em ingles. Isto não faz sentido nenhum. Obvio que seria pedir muito que o Martin Scorsese gravasse o filme em português mas então porquê exaltar esse facto? Não seria preferível simplesmente omitir isso e assumir que todo o ingles falado seria entendido como português?

Acho que estou mesmo a ficar picuinhas com a idade... se calhar o mal está mesmo em mim e não nos outros. Mas eu tenho de viver comigo até ao ultimo dos meus dias logo... vou manter-me longe de uma sala de cinema nos próximos tempos.

Bons filmes para todos!




5 comentários:

  1. Bem hajas, Sara!
    Vou hoje, se tudo correr bem, ao cinema (ver este filme)... ;)
    Depois, passo outra vez por aqui.
    Beijitos (aos 4)! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero saber tudo... as opiniões sobre este filme são tao dispares :( beijocas

      Eliminar
    2. Gostei bastante. Gostei das imagens, do som (ou a ausência dele, tão importante neste filme), dos cenários, das personagens, da história... Gostei de tudo, até da sala de cinema que, por aqui, esteve em silêncio! ;) Beijitos

      Eliminar
    3. O silêncio neste filme é quase uma personagem... importantíssimo. Em termos de imagens o filme é lindíssimo mas confesso que anseio por ler o livro pois a questão da lingua não é uma barreira como no filme. Beijocas SSF

      Eliminar
    4. Sim, neste filme o silêncio encheu-me. E há uma imagem que me marcou, de tão bonita, para mim, claro (logo no início, o cinza de umas escadarias, o preto dos três padres num movimento lento, num ângulo picado?!). Achei tão bonita essa imagem. Mas, há tantas outras, verdade?! ;)
      E agora, quero mais.
      Talvez passe mesmo por ler o livro também! ;)
      Beijitos (aos 4)! :)

      Eliminar

design

design by: We Blog You