05/09/2016

AMIZADE : RAZÃO OU EMOÇÃO?

Nos últimos tempos tenho pensado muito nesta coisa complexa que é a amizade... nas expectativas que criamos em relação àquelas pessoas que dizemos serem os nossos amigos e na forma como nos surpreendem. Pela positiva ou pela negativa.
Dei por mim a pensar que se calhar há pessoas que estão nesse "grupo" de amigos apenas por comodismo de expressão... vou tentar explicar-me melhor. São amigos porque nos habituámos a vê-los assim mas analisando de forma racional há muito que não estão lá. E estar lá não é apenas o físico, é verem-nos realmente mesmo quando não estamos há sua frente. É sentirem-nos.

Nos últimos tempos, que na verdade têm sido um verdadeiro inferno, chegaram a mim palavras com um poder curativo tão grande, que só um amigo as poderia dizer e sentir. Bom não é? Sim é, muito mesmo. O que não deixa de ser estranho (à primeira vista) é que chegaram na sua maioria de pessoas das quais não estava à espera.  Pessoas que sendo queridas e afetuosas comigo não me sentem e não me tocam como alguns amigos. Pessoas que eu compreenderia perfeitamente que não me "vissem", que não me "lessem", que não me "deixassem" chegar a elas porque a vida é difícil para todos e há prioridades e eu não sou a prima dona de um qualquer bailado russo para ser adorada e venerada sempre que estico um braço. E aqui chegamos às expectativas relativamente aos outros... aos que eu achava que sabiam distinguir o meu "bom dia" do meu "bom dia pessoinhas", aos que eu pensava que iam para lá das aparências.

Nos últimos tempos tenho pensado muito nesta coisa complexa que é a amizade e em como estou farta de usar essa palavra em vão com pessoas que já pouco me dizem. Li algures que tal como as estações do ano as pessoas mudam... talvez esta seja a primeira mudança que os quarenta operaram em mim... ser mais criteriosa quando aplico a palavra AMIGO.

Enfim... o bom disto tudo é que uns desiludem mas outros há que surgem no momento certo e apenas para nos fazer sorrir. E é bom nessa altura dizer OBRIGADA AMIGO!

4 comentários:

  1. Se texto tão tocante e tão verdadeiro... Também me questiono muitas vezes sobre o significado da palavra amigo...este texto faz-nos refletir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes é preciso questionarmos o que damos por garantido... até mesmo quando isso se refere a um amigo. As pessoas mudam, as acções mudam se calhar a palavra com que designamos algumas pessoas da nossa vida também. Sem dramas apenas com resiliência. Beijos

      Eliminar
  2. Belo texto. Realmente às vezes, senão quase sempre, criamos expetativas em relaçao a certas pessoas que chamamos de amigos e essas expetativas muitas vezes saem defraudadas e ficamos a pensar se efetivamente são amigos.. Muitas vezes me sinto assim, desiludida com certas atitudes porque espero demais de certas pessoas.. claro que as amizades não são só para os momentos bons, são essencialmente nos maus momentos que vemos quem nos apoia e quem nós apoiamos.. Mas às tantas sou eu que sou exigente demais, mas fico sempre à espera que certa pessoa seja mais ativa, mostre mais interesse..e depois ainda fico pior quando vejo (e as redes sociais são boas, pq nos mostram essas coisas) que certa pessoa é muito ativa em comentários e likes para outros e para quem deveria ser, não liga nenhuma.. E se nas redes sociais pouco liga, fisicamente, aovivo e a cores, pior ainda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o seu nome mas sei que o que escreveu tem habitado na minha cabeça há demasiado tempo... sempre fi ensinada a dar a outra face, a dar o beneficio da duvida mas chega a uma altura que temos de dizer CHEGA. Beijinhos e boas amizades <3

      Eliminar

design

design by: We Blog You