19/08/2015

POR TERRAS DE SUA MAJESTADE #2

Um voo seguro e sem sobressaltos, apenas a porcaria da sandes com queijo a que eu sou alérgica (e que os meus companheiros de viagem esquecem-se sempre de mencionar quando fazem as reservas dos voos), aeroporto Heathrow e o metro... agora sim estamos em terras de sua majestade. O símbolo do metro em Londres é tão conhecido e característico que ele próprio merece aqui honras de aparecer.







Chegámos cedo e graças ao R. já trazíamos o nosso cartão Oyster (recomendo que o comprem mesmo antes de ir, recebem-nos por correio) por isso usar o metro foi facílimo, aliás o metro foi mesmo o nosso meio de transporte por excelência (e as perninhas claro).

Optámos por alugar apartamento, uma vez que iríamos ficar uma semana, por ser mais pratico e permitir que fizéssemos algumas refeições por casa (acabámos por jantar apenas duas vezes mas o pequeno almoço foi quase sempre por lá). Escolhemos o apartamento através do site AIRNBN  e no geral ficámos satisfeitos com a nossa escolha. O local era excelente pois estávamos numa zona super trendy, com imensas lojas giras de rua, muito perto do Old Spitalfields Market e muita street art. Recomendo a zona pois está longe das zonas turísticas atoladas de gente mas muito perto da estação de metro de Liverpool Street o que facilita a deslocação para qualquer lado.



Depois de malas pousadas, após um maravilhoso almoço num restaurante cujo nome começa por M tem um A e termina num C, e do reconhecimento do apartamento optámos por deambular pela cidade sem destino... no fundo fazer um reconhecimento do terreno e perceber as dinâmicas (supermercados, transportes, zonas giras para comer,...).

E de repente percebemos que estávamos perto de um edifício característico no skyline da cidade - o THE SHARD , uma torre de vidro com 306 metros e com uma plataforma panorâmica.



Era óbvio que este primeiro passeio seria de descoberta, de muitos "AH", "Olha ali...", "Uau que giro"... para mim viajar é muito isto... deambular sem ter um destino certo, sem horários sentindo o pulsar da cidade. 

Lá fomos caminhando em direcção ao rio... sempre a ler o que as passadeiras dizem pois é uma esquizofrenia completa atravessar uma simples estrada. O nosso cérebro lê uma coisa e sabe que em Londres o transito circula ao contrario, mas o hábito faz com que a cabeça olhe sempre na direcção oposta. Não foi fácil confesso!

Andando andando (foram uma média de 16kms diários que fizemos mas nem assim vim de lá mais magra) e de repente estamos na LONDON BRIDGE e já com a TOWER BRIDGE à espreita. É impagável ter oportunidade de ver perante nós edifícios já tão vistos em tudo o que são séries, filmes, telediscos, noticias,... 

Atravessámos a ponte e fomos dar a uma zona completamente renovada e e com construções fantásticas. Escritórios e habitações de muitos milhões mas de muito bom gosto e com muito cuidado no que diz respeito ao mobiliário urbano. Sem duvida é um passeio que recomendo.



E andámos e caminhámos e voltámos a andar mais um pouquinho até que o cansaço tomasse conta dos nossos corpos e a fome começasse a apertar. De volta à nossa zona optámos por espreitar o que o Old Spitalfields Market tinha para nós e ... espantem-se encontrámos um nome familiar... em português...



Aqui demos de caras, e que cara senhoras, com um dos modelos mais internacionais que o nosso país teve o Joaquim (têm de carregar  no nome para saber de quem falo... mas vale a pena juro) ... ele sorriu quando nos ouviu falar e pronto estava decidido o local onde iríamos jantar. Tao típico nosso: primeiro dia em Londres e já tínhamos comido no MAC e agora num restaurante vagamente português... Comemos um belo prego em bolo do caco e partilhámos um pão de ló regado com azeite de rosmaninho que era simplesmente divinal.
Londres estava a receber-nos de forma tão aprazível e até o São Pedro lá do sitio nos deu umas tréguas com a chuvinha molha parvos que parecia começar a qualquer momento. Amanha era outro dia e estava na hora de recolher a casa. Carregar os gadgets, descansar as pernas e planear o dia de domingo.

Acompanham-me amanha?




2 comentários:

  1. Tenho mesmo de visitar Londres, estou aqui mesmo ao lado e ainda nao se proporcionou, mas agora com o incentivo de poder comer na Taberna do mercado (e encontrar o Joaquim... cof cof) esta sem duvida nenhuma nos meus planos a curto prazo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. What a shame Mrs Rechena :p aconselho mesmo o restaurante não só pelo mercado que é o máximo (cheio de bancas com coisas giras, designers, coisas em segunda mão,...), como pela comida como pelas vistas :)

      Eliminar

design

design by: We Blog You