03/07/2015

ARQUITECTA DE FORMAÇÃO MAS JÁ NÃO DE CORAÇÃO

Sou arquitecta de formação e também já o fui de coração, mas nunca em 16 anos de profissão a arquitectura me mostrou o que era a palavra gratidão. E agora que penso nisso é uma profissão que tinha tudo para viver desse estado de alma. 
Por norma um projecto parte do contacto de alguém que nos pede para concretizar os seus sonhos e deveríamos ficar gratos por isso. Não, enganem-se. Os arquitectos são na sua maioria pequenas prima donas que parecem fazer o frete de concretizar os pedidos que os clientes lhes ousaram colocar. Uma espécie de divas que acham que podem comandar a forma como os outros se deverão comportar nos seus espaços (sim, porque um espaço feito por um arquitecto será sempre desse arquitecto, seja um pequeno T0 na Damaia ou um museu xpto num país altamente civilizado).
Ironia das ironias é que foi preciso criar a FIOAPAVIO para me cruzar de forma diária com esta palavra tão pequenina e tão envolvente: gratidão. Quem me segue sabe que não têm sido tempos fáceis e que trabalhando eu com afectos (meus e de quem me procura) seria de esperar que algo se ressentisse. E assim foi. Foquei-me em trabalhos mais "leves" que não exigissem tanto de mim em detrimento daqueles que maior gozo me dão mas para os quais não estava com tanta motivação (a motivação que eu entendo que merecem). Fui empurrando com a barriga, adiando... e é aqui que vocês entram...  é aqui que entra a enorme capacidade que o ser humano tem de aceitar a dificuldade do próximo (nem todos a têm e por isso eu me sinto uma afortunada). Obrigada por aceitarem este meu momento, por o entenderem e por terem a enorme capacidade de esperar. Obrigada por me ensinarem diariamente o quanto é bom ser grato e o quanto é bom saber agradecer.
Bem-hajam!

4 comentários:

  1. Ora bem... Agora deixou-me a pensar (eu que estou prestes a ingressar na aventura da construção da minha futura casa) nisso dos arquitectos :-)
    Sem dúvida que as coisas feitas com o coração saem sempre melhores do que as que são feitas só porque teem de ser feitas...
    Adoro os seus textos, fazem-me pensar, interpretar e eu gosto disso!!!

    Beijinhos grandes e um bom fim-de-semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda existem honrosas excepções por isso pode ser que a coisa corra bem... pode não!!! Vai com toda a certeza :)

      Eliminar
  2. É sim tudo verdade o que dizes, mas tb acredito que ninguém acredita que um arquitecto é importante para ajudar a concretizar a sonhos, que estudamos por alguma razão, e que tal como os médicos que quando vamos a uma consulta pagamos, o trabalho do arquitecto tb merece e deve ser pago e ñ ser posto em causa.... Eu como arquitecta ainda procuro acreditar que somos necessários para ajudar a concretizar sonhos...
    Mas fico contente qd o nosso trabalho e criatividade nos pode levar tão longe como te tem levado a ti que és um orgulho de ver!! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga eu acredito piamente no nosso valor e a formação que temos permite-nos pôr mãos ao trabalho e "desenrascar" muita coisa que à partida não seria dos nossos domínios. Desde os 6 anos que desejei ser arquitecta e sou-o mas ha muitos momentos em que tenho vergonha da classe em que nos tornámos. Quando o exemplo não vem de dentro dificilmente passa para os outros. Deontologia não é uma palavra que muitos arquitectos conheçam e eu não me revejo nisso. Para sermos respeitados temos de respeitar, para exigirmos temos de dar mas serei arquitecta (com C) até morrer pois a minha formação é que me moldou ao que sou hoje... mas acredita que a FIOAPAVIO ja me fez bater o coração de forma muito mais descompassada de emoção do que a arquitectura!!!

      Eliminar

design

design by: We Blog You