13/01/2015

A CAMINHO DA SÃO SILVESTRE... OU QUASE #14

Na verdade este titulo deveria ser : "A caminho da São Silvestre passando pela mini meia maratona de lisboa". 
Ontem foi o dia... inscrevi-me na mini meia maratona de Lisboa. Serão 7 kms de teste. 7 kms em que me irei colocar à prova e aos meus limites. Os 7kms é uma distancia que me é familiar pois é precisamente a distancia que percorro no paredão (quando lá vou entenda-se) mas faço-a na maioria das vezes a andar, em modo seta, mas a andar. O desafio é começar a correr mais do que andar até chegar à ambição extrema (no meu caso) de fazer toda a  distancia a correr. A ver vamos.
Ontem, esquecendo o frio que fazia, lá fomos determinados rumo ao paredão. Com calma e a seguir as indicações do 5k runner fizemos 6kms... hoje há mais.
Ultimamente têm me pedido conselhos e dicas do que ando a fazer, meu deus eu?? ReallY?? É a mim que perguntam? Eu sou uma naba nestas coisas e recorro aos conselhos dos amigos mas não posso deixar ninguém sme resposta e assim vou dizer-vos os passos que tenho dado rumo a uma vida menos sedentária:

Regra 1 - eu comecei por fazer o teste de passada, na sportzone do colombo, para perceber que tipo de passada é a minha e depois comprar os ténis indicados. Por favor não desvalorizem isto, os ténis não devem ser comprados por serem giros ou por serem o ultimo grito da moda (vá ajuda e os meus são tudo isso e mais) acima de tudo eles devem ser indicados para o nosso pé para mais tarde os joelhos não se ressentirem e não terem lesões. Este problema agravasse quando temos peso a mais e é nos joelhos que mais vão sentir a vossa ganancia em poupar nos ténis certos. Eu rumei a um outlet e aproveitei uma mega promoção e investi nuns ténis para pronadoras (quem é regular pode usar quase todos os tipos de ténis já os pronadores e supinadores estão tão tramados e têm de gastar mais um bocadinho). Os ténis deverão ser um ou dois números acima do numero habitual. Por exemplo eu calço o 7 (numero americano) e os meus ténis de corrida são o 8,5... sim é uma pata gigantesca mas vão ver que compensa no facto de não ficarem com os pés dormentes ou dores musculares anormais depois do esforço físico. Outro truque que me ensinaram foi deixar um dedo de folga no calcanhar, ou seja, colocar o pé bem à frente do ténis e conseguir colocar o dedo no calcanhar na vertical - essa será a folga correcta.

Por hoje já chega mas brevemente falo-vos de outro elemento essencial para me motivar nesta luta contra o rabo alapado no sofá. Até lá, boas corrinhadas (corrida+caminhada)



Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You