05/01/2014

HOJE O MEU PAI VAI CHORAR

Sou uma pessoa com alguns rituais e um deles é, mal acabo de me levantar, dirigir-me à sala e ligar a televisão para ouvir as noticias. E neste domingo soalheiro não foi diferente, quando o fiz percebi "hoje o meu pai vai chorar!". E eu tive vontade chorar, não pelo que acabara de ler mas, porque sei o que esta noticia vai provocar ao senhor que me trouxe ao mundo.
O meu pai é de Carnide e viu todo o universo Benfica crescer e ganhar forma. O seu Benfiquismo era tão feroz que sendo filho de um Sportinguista fanático, quando o meu avô lhe dizia: "Não és do Sporting? Então não comes!" ele, do alto dos seus 7/8 anos, respondia: "Não importa se não comer mas serei do Benfica até morrer". Esta convicção no clube que escolheu levou-o a viver bons momentos. O seu Benfica, o seu Eusébio, fizeram-no sorrir, gritar, perder a noção do ridículo, desejar e até chorar. 
Mas e eu? Eu só entendo a dor da morte do Eusébio através dos olhos do meu pai.
Eu não entendo o histerismo em torno de determinadas figuras públicas e atletas. Reconheço esta minha incapacidade, não a exalto, não refiro que é a forma correcta de ver a vida. É uma constatação da minha limitação.
Quando elevamos alguém ao nível de herói nacional corremos o risco de excluir tantas outras pessoas merecedoras desse gesto. O futebol não é unânime, nem todos gostamos deste desporto, mas quando uma portuguesa é premiada por identificar os genes presentes em recaídas de cancro da mama isso tem de ser unânime, todos temos mulheres nas nossas vidas. Todos! E este é apenas um exemplo.
Perante esta minha limitação, hoje, vejo a partida do Eusébio com os olhos do meu pai. E mesmo com alguns quilómetros de distancia a separar-nos eu sei: Hoje o meu pai vai chorar!



Adicionar legenda

4 comentários:

  1. Great minds think alike, só que quem chorou fui eu ♥

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eu confesso que já me correu uma lágrima... mas eu tenho alma carpideira (saio ao meu pai) choramos com tudo o que mexe com as emoções, vamos do riso à lágrima em segundos.

      Eliminar

design

design by: We Blog You