26/07/2018

O DIREITO DE CELEBRAR O DIA DOS AVÓS

Sabem quando sonhavam ser mães? Pois bem eu nunca sonhei. Verdade! Nos meus sonhos eu sempre fui… avó! Freud deve explicar isto mas o que acabo agora de escrever é a mais pura das verdade. Nos meus sonhos muitas vezes me vi a passear com netos… vários.

A vida foi correndo e a verdade é que sendo mãe aos 41 uma das coisas que corro o risco de não ver acontecer é mesmo isso: ser avó. Não vale a pena perder tempo a pensar no que não podemos controlar e o mais importante é mesmo focar no tanto que se conquistou. E este ano houve uma coisa gigante que se conquistou: o direito dos meus pais em celebrarem este dia dos avós.

Quem conhece os meus pais conhece o seu gosto por crianças e na minha casa sempre tivemos um ou outro filho de vizinho a visitar-nos e não era para brincar comigo (pois já tinha idade para ser mãe) era mesmo porque gostávamos uns dos outros e do tempo que partilhávamos. Cada ano que passava era no adiar de tornar os meus pais avós que eu pensava em primeiro plano. E se eles nunca tivessem esse prazer? E se eu não fosse capaz de tornar os melhores avós de todo o sempre? Era um medo real e monstruoso que habitou por muitos anos… demasiados. E mais uma vez foi quando soube que estava grávida que cai em mim: eu ia ser mae mas… mas os meus pais iam ser, finalmente, avós. E chorei. Chorei muito, pelo que perdemos, pelo que íamos ter, por tudo… por eles… por nós.

Hoje é o seu primeiro dia dos avós e estamos separados… a minha mãe tem sido uma ajuda preciosa e fez o que poucas pessoas faria ao mudar-se literalmente para nossa casa de terça a sexta deixando o meu pai sozinho em casa. Mas bolas os meus pais são avós. São mesmo avós. Daqueles que participam na vida dos netos, que os veem, que cuidam deles, que se preocupam, que alteraram as suas vidas em prol dos netos. Os meus pais são mesmo avós já não há volta a dar… é para o resto das nossas vidas.

Estamos a 26 de Julho de 2018 e os meus pais ganharam o direito de gozar este dia - o primeiro dia dos avós. Que se repita por muitos e bons anos é a única coisa que peço. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You