08/03/2017

MEDOS DE UMA MÃE EM CONSTRUÇÃO NO DIA DA MULHER

Confesso que ainda me é difícil dizer "meus filhos" não porque não lhes sinta amor, não porque não os deseje mais do que tudo na vida mas talvez porque eram um sonho e os sonhos nem sempre se concretizam. Perseguem-se, desejam-se mas nem sempre lhes sentimos o pulso.

Dizem que hoje é um dia especial para as mulheres mas é importante que não resumamos o dia internacional da mulher a um dia dedicado ao comercio. É importante que se olhe para trás e se mantenha viva a historia que está na origem deste dia.

A ideia de criar o Dia Internacional da Mulher surgiu no virar do século XX, no contexto da Segunda revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina na industria. E o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em fevereiro de 1909 nos EUA em memoria de um protesto das operarias da industria do vestuário de NY contra as más condições de trabalho.
Após 1945 a data tornou-se principalmente um feriado comemorado apenas nos países do chamado bloco comunista. Em 1955 surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em 1857 que haviam sido duramente reprimidas pela policia ou mortas num incendio criminoso na fabrica, segundo diferentes versões do mito.
Na atualidade a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caracter festivo e comercial. Em 1977 este dia foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, politicas e económicas das mulheres.
 É triste que apesar de tudo isto ter acontecido, em pleno seculo XXI ainda faça sentido falar de diferença de géneros pois ela existe, de forma mais camuflada ou não, ainda é exigido à mulher que se desdobre em provas de superação para chegar ao mesmo patamar do género masculino. E enquanto esta realidade existir faz sentido comemorar este dia.

E o que tem isto a ver com o facto de eu estar gravida de dois homens? TUDO!!! Desejo profundamente ter a capacidade de lhes passar que apesar de diferentes os géneros não podem ser discriminados baseados em força ou tradição, que o respeito é transversal, que a entreajuda é coisa que não depende de sermos homens ou mulheres, que não existem papeis de liderança previamente atribuídos sem serem merecidos... desejo profundamente estar à altura desta tarefa herculana que é educar.
Feliz DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES para todas aquelas que me ajudaram, e ajudam. a ser a mulher que sou hoje!

2 comentários:

  1. Querida mãe de dois homens,
    confesso que, passados 12 anos (uiii, como o tempo passa rápido...), ainda me é difícil dizer o "meu" filho! ;) Compreendo.
    Ninguém é de ninguém, não é?! Mesmo quando se ama alguém... (há assim uma música, não há?!) ;)
    O que sinto é um enorme privilégio de ser a mãe do... "filhote"! :)
    E educar não é fácil, mas... Vale a pena! ;)
    Beijito GRANDE,
    dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não me sinto tao alien por ter este mix feelings... vamos ver o que futuro nos reserva. Vais a aventura de uma vida... beijocas gordas <3

      Eliminar

design

design by: We Blog You