01/08/2016

COISAS QUE ME ENCANITAM #6

Esta é daquelas que alem de me encanitar me põe a bílis aos saltos por me tocar no coração. O ano passado foi uma tormenta continuar a ir à Praia do Malhão mas o nosso coração fala sempre mais alto e lá fomos o verão todo, no meio de obras, de pó e de perigos que uma obra acarreta. Este ano quando regressámos em Junho tínhamos as expectativas elevadas afinal de contas a obra que estava orçamentada em 800 mil euros tinha custado, segundo um jornal local, dois milhões. Quando a derrapagem orçamental é mais do dobro só podemos esperar que seja A OBRA. Pois que não!
Em junho já havia notoriamente coisas que não estavam bem. Os alvéolos com brita que escolheram para usar em todo o parqueamento rapidamente se começou a degradar e os alvéolos de plástico começaram a saltar e a brita a espalhar-se provocando atolamentos. Uma vez que colocaram pines a separar as vias, e como a brita estava liberta da tal malha com a passagem repetitiva dos carros estes começaram a marcar o pavimento todo e a brita já batia na parte baixa dos carros (os pines impedem que estes se desviem dos montes de brita).

Agora em Julho, espantem-se as obras regressaram e em velocidade cruzeiro que isto tem tudo de ser feito com muita calma. A solução foi retirar TODOS os pins que marcavam os estacionamentos e colocar terra/areia nas vias. Neste momento temos dois milhões gastos numa obra ridiculamente ineficaz, um monte de pins empilhados que não vão servir para muita coisa e estradas que têm de ser intervencionadas muito brevemente (digo eu e não sou a Maia).

Uma duvida que me assiste: onde anda o responsável disto tudo? Eu enquanto arquiteta sou obrigada a entregar um termo de responsabilidade em tudo o que entrego na camara e é desta forma que sou responsabilizada por qualquer coisa que corra menos bem. Volto a perguntar: onde andam os responsáveis? é que os pagantes do milhão que gastaram a mais eu sei onde andam... somos todos nós contribuintes!

nota - Quem leu este meu TEXTO vai perceber melhor esta minha indignação

Esta imagem é da obra acabada de ser entregue e em que tudo aparenta estar "perfeito"

Esta imagem corresponde a Junho e já com indícios de degradação mas nada com o que se compara agora que o estaleiro regressou

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You