22/07/2015

UM ANO SEM TI

Sabia que não te ia ouvir no dia dezassete e ainda assim imaginei-te a cantar-me os parabéns e a dizer "Sarinha muitos parabéns da avó". Ninguém dizia Sarinha como tu. Ninguém minha avó. Ainda hoje quando alguma cliente/amiga me chama assim é com a tua voz que essa palavra ecoa na minha cabeça e coração.
Um ano passou... um ano sem sentir as rugas pronunciadas das tuas mãos nas minhas. Do cheiro a pó de arroz que só tu usavas. Das cores alegres da tua roupa... porque tu não eras velha não é avó? Os cinzentos e pretos eram para pessoas velhas e tu morreste sem nunca ser velha.
Sabes avó eu sei que não fui a neta perfeita, muitas vezes adiava visitar-te escondida numa vida agitada, de quem vai adiando os afectos à espera que eles fiquem ali... para sempre... à minha espera. Mas amei-te muito minha avó, amo-te como sempre te amarei. Tenho-te gravada no meu coração e na minha mente mas sei que a ultima conversa que tivemos te deu a paz necessária para partires. Todos pediam para que não o fizesses naquele dia 17, todos rezavam para que esse dia fosse de festa - a minha festa, e tu minha avó deste-me esse ultimo "presente". Eu sinto que te aguentaste ali, presente por um fio de vida para que eu tivesse o meu dia de aniversario imaculado. Eu sei disso minha avó. No ultimo encontro comeste umas migalhas do meu bolo e sussurei-te em sofrimento que se fosse a hora podias partir... meu Deus como doeu dizer-te isso... foram palavras de amor que saíram do coração sem passar pela cabeça. sem filtro. E tu partiste. No dia 22 de Julho de 2014 tu partiste e deixaste o teu corpo frágil junto de nós.

Enquanto eu viver serei sempre a tua neta Sarinha e tu serás sempre a minha avó Zaré. Saudades... muitas!


4 comentários:

  1. Olá Sara,

    Eu felizmente não sei o que é ficar sem um avô... Tenho-os todos, excepto o meu avô paterno que faleceu mas eu não era sequer nascida. Não sei como um dia reagirei à partida dos meus avós que me acompanham diariamente desde que nasci, vejo-os muitas vezes. Por isso não sei o que sentirá, mas imagino e é sem dúvida um sentimento muito triste.
    Onde a sua avó está neste momento de certeza que está a olhar por si e pelos seus, conserve as memórias eternamente no seu coração e sorria ao pensar nelas!

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que até isso temos em comum.. tambem nunca conheci o meu avô paterno (faleceu antes de eu nascer)... aproveite cada momento, grave cada gesto... no final é isso que fica Tento preservar todas as recordações e rodear-me de objectos que me remetem para tempos felizes passados com eles. Beijinhos

      Eliminar
  2. Que homenagem linda, transborda de amor.
    No dia 14 de agosto vai fazer um ano desde que perdi o meu avô. O mais curioso é que me chamava "Joaninha" de uma forma que mais ninguém algum dia me chamou e ainda hoje me dá arrepios lembrar-me disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joana entendo muito bem as suas palavras e desejo que esse Joaninha que ecoa em si apazigúe as saudades. Muitos beijinhos coloridos

      Eliminar

design

design by: We Blog You