03/02/2016

SINTRA... MAGIA, SONHOS E FEITIÇARIA - A REALIDADE

Quem me conhece sabe que dificilmente digo não a um desafio, por isso quando uma querida amiga me convidou para fazer uma caminhada noturna na serra de Sintra a resposta só podia ser positiva. A caminhada seria liderada pelo Caminheiro de Sintra que alem de nos guiar nesta aventura nos iria brindar com maravilhosas historias de magia, sonhos e feitiçarias associadas à bela serra de Sintra. O facto de ser uma caminhada noturna foi algo que me deixou empolgada, confesso!

Mas se acham que com o nosso grupo a coisa ia correr de forma "normal" estão muito enganados! 

Para a caminhada era obrigatório levar uma lanterna, um colete refletor e uma garrafa de água... e vá muita coragem para subir serra acima! O dia 30 chegou e à hora marcada lá nos deslocámos todos em dois carros rumo à Sintra profunda. Segundo o guião da nossa caminhada o ponto de encontro era na Fonte Mourisca, eu como era a única que não sou na zona confiei que alguns dos outros soubessem onde se situava a (Maldita) fonte (facto que eu também deveria saber onde se situa pois estudei tudo isso na escola e na faculdade). Assim sendo, carros estacionados, sabe deus onde, e chegámos à tasca Mourisca. Como??? Mas pessoinhas era na fonte e não numa tasca. Um de nós ganhou coragem e perguntou pela maldita fonte e um cavalheiro la disse que era coisa para ficar lá para baixo na vila mesmo ao pé do palácio da vila. Mais uma moedinha mais voltinha, voltámos para os carros, descemos rumo à vila, estacionamos e achámos por bem perguntar mesmo ali num restaurante onde seria a Fonte. "Isso é ali para a estrada do Laurence, existem duas fontes uma delas deve ser" - disse o funcionário do restaurante. E lá fomos nós, a pé desta vez, estrada fora... fonte numero 1 eu disse logo "amiguinhos não é nada disto porque a fonte que pretendemos tem azulejos (memória visual de arquiteta)..." avançámos mais um pedaço e outra fonte mas nada de azulejos. Neste momento a hora que se combinou com o caminheiro de Sintra já havia passado e estava na hora de ligar a dizer que basicamente os meus companheiros, que conheciam super bem a zona (cof cof cof), não faziam a menor ideia de onde era a maldita fonte. Pois que a tão desejada fonte sempre esteve mesmo à frente dos nossos olhos, ou quase, e localizava-se mesmo ao pé do antigo museu do brinquedo, na estrada que vai do palácio da vila ao edifício da câmara. Mas foi mesmo necessário enviarem uma pessoa para nos acompanhar até lá... a coisa prometia e ainda a caminhada não tinha começado.

Em jeito de castigo ou não e como o grupo já se encontrava num ponto diferente do inicialmente combinado tivemos de subir umas escadas semelhantes ao bom jesus de braga... sorte a nossa que era noite senão acho que tínhamos saído dali todos e ido diretamente para a Piriquita comer travesseiros.

Devo ter perdido um pulmão no primeiro lance de degraus por isso comecei a imaginar que ia ser muito penoso todo o percurso. Claro que quando chegámos fomos olhados como se fossemos aqueles passageiros que obrigam todas as pessoas que estão dentro do avião a esperar porque andaram no "freeshop". Grupo todo reunido era tempo de começar a ouvir as historias que o caminheiro tinha para nós. Vou ser franca as historias eram interessantes e o caminheiro um bom contador mas... não sei se por ter estudado historia de arte/historia de arquitetura e ter conhecimento de muitas historias relacionadas com a serra de sintra, não me maravilharam tanto quanto desejaria. O passeio é muito giro e recomendo, se calhar é mais giro até de fazer à noite, do que dia pois a vista que temos de lisboa é única. O convívio também foi muito giro, porque quando somos colocados em situações de esforço, o disparate está sempre a sair da boca de alguém. Assim sendo foi um tempo muito bem passado e recomendo a fazerem esta caminhada porque tal como disse... eu tinha expectativas muito altas em relação às historias, por isso não há nada como verem (ou ouvirem) com os vossos proprios olhos (ouvidos).

Venha o próximo desafio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

design

design by: We Blog You