11/11/2015

PALAVRAS SÁBIAS EM TEMPOS DE CRISE

Descobri esta autora há pouco tempo. Confesso que por estupidez minha pois havia criado uma imagem dela que não corresponde de todo à verdade. Um dia, com a televisão ligada, fiquei presa a uma entrevista que esta estava a dar, e foi amor à primeira vista.
Hoje, estou a ler o seu livro "Veneza pode esperar" e estou maravilhada... algures neste mar de palavras e de historias apaixonantes tropecei num poema de Brecht que poderia ter sido pensado para esta altura em que vivemos:

(...)Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram os operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis
mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável.

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho o meu emprego
Também não me importei

Agora estão-me levando
Mas já é tarde.

Como eu não me importei com ninguém
ninguém se importa comigo.

Se calhar está na altura de olharmos para nós, avaliarmos o que somos e se correspondemos ao tipo de pessoas que queremos ter ao nosso lado... se calhar somos a nossa pior companhia e só a nós compete colocar um ponto final. Obrigada Rita Ferro por me obrigar a pensar... em mim e nas minhas acções!


2 comentários:

  1. Olá Sara, confesso que essa autora nunca me chamou atenção, não sei bem explicar! Mas, quem sabe se começo uma leitura secalhar até me surpreendo como aconteceu consigo :-) Sendo assim, secalhar vou dar uma oportunidade... Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia... só me despertou curiosidade depois de ver uma entrevista mais pessoal. Mas tenho-lhe a agradecer o facto de me ter apresentado este poema de Brecht que desconhecia. Beijinhos coloridos <3

      Eliminar

design

design by: We Blog You