01/04/2014

SOLIDARIEDADE VERSUS INCOMPETÊNCIA

Tínhamos combinado no dia anterior que iríamos à segurança social cedo. Pois que o cansaço levou a melhor sobre mim e adormeci o que fez com que chegássemos lá para as 10.00. 
Escusado será dizer que chegar à loja do cidadão de cascais às 10.00 da manha é o mesmo que chegar a Carcavelos em pleno Agosto e achar que temos lugar para estacionar o carro.
Depois de ter acordado todos os  meus neurónios a tentar perceber qual a senha certa para o meu assunto retiro a senha A087, olhei para cima e ia... ia no A020. Só 60 números à minha frente, coisa pouca.
Sentei-me, desesperei, ri-me com a troca de mensagens que estava a acontecer na pagina da FIOAPAVIO, e quando já estava convencida de que iria estar ali até ao sol se pôr, um senhor acompanhado pela sua mãe muito velhinha me disse: "Desculpe incomodar mas quer ficar com a minha senha? É que o segurança enganou-me e retirei a senha errada, agora vou ter de esperar pela minha vez". Nem queria acreditar? Generosidade e solidariedade, duas vezes, em menos de 24 horas?? Afinal a humanidade não está totalmente  perdida. Ora assim passei da senha  A087 para a A060 em segundos.
Toda eu era sorrisos e optimismo. Já nada podia correr mal, pensei (como estava enganada). 
Chegou a minha vez, bem antes da hora de almoço, e quando me sento na cadeira e olho em frente não queria acreditar nos meus olhos. Estava sentada à frente da mesma funcionaria que me atendeu aqui. Senti um arrepio na espinha mas pensei "nada pode correr mal não há como nem porquê". Já vos disse que estava enganada?
Com aquela simpatia que já lhe conhecia, e após lhe expor o que me levava ali oiço: "Trouxe o documento das finanças?" . Oi?? Como disse? Documento das finanças? Mas se a senhora das finanças me disse que havia cruzamento de dados e que não precisava de levar nada porque merda raio esta senhora me estava a pedir os papeis? 
"Ah então não posso fazer nada por si, tem de voltar aqui outra vez ou fazer o que disse (sim porque perante a inêrcia estacionada à minha frente fui eu que apresentei alternativas pois a senhora deu a coisa como resolvida, ou neste caso adiada)..."
Saí de lá a pensar que realmente um momento de solidariedade rapidamente pode ser colocado em causa quando comparado com um de incompetência atroz.
E assim vai o nosso país altamente modernizado e desenvolvido que cruza dados e afins...



4 comentários:

  1. todo um mundo de loucos a segurança social... com os lugares das cadeiras aquecidos já nada querem fazer, nem sorrir, nem dizer bom dia... cá estamos nós, as novas gerações a desenvolver o país que eles já desistiram de quer ver vencer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que tu conseguiste fazer quase um ode à segurança social? Mas é verdade, as pessoas andam tristes, ninguém vai para ali a pensar que vai encontrar competência, e os que trabalham lá estão descrentes e sem vontade de ser mais e melhor. Comportamento gere comportamento por isso vou apagar a senhora da SS da minha mente e ficar com a senhora das finanças, simpática e querida :)

      Eliminar
  2. Mas do que é que precisas? Se precisares de ajuda diz :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho uma reuniao marcada no areeiro, em principio devo ficar com o assunto resolvido. Mas se precisar chateio-te Rita, obrigada <3

      Eliminar

design

design by: We Blog You