Durante a gravidez e principalmente agora nesta fase final, em que estou de repouso absoluto em casa, tenho feito a maioria das compras online.
E hoje venho partilhar convosco a minha experiencia durante este período. Infelizmente as experiencias não são todas boas e cruzei-me com marcas que se revelaram uma desilusão. Na verdade revelaram ser excelentes em marketing e muito más na relação com o cliente, já para não falar na qualidade do artigo.
Tendo uma marca que vive apenas do online sempre acreditei e defendi que temos de tratar todos como gostaríamos de ser tratados e a melhor arma que podemos ter do nosso lado é a verdade. Mesmo que esta jogue contra nós de alguma forma. Passo a explicar: atrasos em encomendas todos temos, por diversas razões, o que nos diferencia é a forma como nos justificamos ao cliente. Sempre que me atraso, o que infelizmente nos últimos tempos por razões obvias acontece com mais regularidade do que desejo, a primeira coisa que faço é perguntar se o cliente mantem o interesse na encomenda. O cliente, que já realizou o seu pagamento, não pode de forma alguma ser prejudicado por algo que lhe é completamente alheio. Outra coisa é a obrigação de dar uma justificação ao cliente antes que ele nos contacte. Assumir o atraso e explicar o porquê, sem falsos argumentos nem hipocrisias, porque a verdade será sempre a nossa melhor defesa. Quando compramos online, e quando somos uma marca pequenina como a FIOAPAVIO, a melhor publicidade que podemos ter é mesmo o boca a boca e a recomendação de clientes que ficaram satisfeitos. Depois há a qualidade dos artigos e a descrição dos mesmos. Se uma encomenda se atrasa mas a qualidade e o carinho com que os produtos foram feitos superar as expectativas tudo fica esquecido, já se o contrário acontece... fica uma mancha para sempre a ensombrar essa marca. Quando a isso se junta uma total falta de resposta, de honestidade e de sucessivas explicações sem sentido então as coisas ficam mesmo descontroladas.
Como disse durante este período foram várias as marcas a que recorri para fazer o enxoval dos twins e houve uma que me chocou em particular. Assume-se como uma marca portuguesa mas de portuguesa apenas tem o registo da marca, pois desde o nome, às peças de qualidade duvidosa vindas da china, à intrujice de não enviar fatura, ao ignorar as mensagens que são enviadas vale tudo.
A marca é extremamente apelativa e tendo um ar nórdico foi logo uma forte razão para prender a minha atenção. Fiz uma encomenda, a qual paguei no próprio dia, e fiquei à espera de a receber (no site dizia que poderia levar até, e reforço o ATÉ, 21 dias).Enviei uma mensagem privada via facebook para saber o estado da minha encomenda e nada... nenhuma resposta. Os dias passaram (12 mais concretamente, sem resposta à minha primeira mensagem) e os 21 dias esvoaçaram sem que ninguém me enviasse uma justificação para o atraso. Entrei em contacto com a marca por MP via facebook (porque lá está acredito sempre que há uma explicação justa para cada coisa que corra menos bem) e nada... enviei de novo e... nada. Fui forçada a fazer um comentário na pagina de forma visível e só nesse momento me disseram que iriam responder. Ora a primeira resposta foi de que no site dizia 21 dias, sem ter sequer o cuidado de confirmar que estes já haviam passado, e ... mais nada., do tipo "pagaste agora esperas". Foi-me dito que dois dos artigos já haviam chegado mas que ainda faltavam mais dois (as encomendas da china, perdão, da modista da esquina são lixadas... por vezes atrasem-se)... mais uma vez esperas porque ja pagaste e mais nada. Tive de ser eu a dizer à marca que tinha urgência nas peças e como ja estavam em incumprimento me deveriam enviar as peças que ja tinham em mãos e depois enviar as outras. É triste quando tem de ser o cliente a encontrar respostas para um problema que não foi criado por si.
Os artigos foram enviados, recebidos e... uma embalagem toda cheirosa com alecrim, com autocolantes da marca carregados de bom especto mas... as peças, as peças que é o que eu efetivamente paguei e que pertenceriam a uma marca portuguesa eram de uma algodão manhoso (finíssimo) e com etiquetas chinesas. Sem uma fatura, sem um recibo, sem nada que justificasse a minha compra. Uma encomenda carregadinha de ilegalidade pois todas as peças de vestuário vendidas em PORTUGAL devem trazer indicações de lavagem em PORTUGUES e não em caracteres. A ausência de fatura também é inaceitável quando no momento da encomenda eu tinha enviado o meu nif já para não haver esquecimentos.
Contactei a marca de novo para saber o que tinha acontecido à minha fatura e nada de resposta... passou um dia, dois dias, três dias, quatro dias, cinco dias, e só ao sexto dia e após eu ter recorrido a um truque velho e que nada me orgulha (tive de ser macaca velha e pedir a varias amigas para enviarem mensagens para a dita marca para ver se esta respondia... e claro o meu sexto sentido estava correto, esta na ótica de caçar mais clientes respondeu na hora, ignorando apenas as minhas mensagens que eram de uma cliente insatisfeita) obtive uma resposta. Mais uma vez a defesa encontrada não foi a verdade porque argumentou que estava doente e que não podia responder e na linha seguinte ja disse que eram duas pessoas... ora a outra não me respondeu porque? E fê-lo às minhas amigas? Fenómenos estranhos... Nesse dia recebi uma fatura de uma empresa de artigos de pesca, a numero 1 dessa empresa estando nós em Maio e a empresa segundo me foi dito ja estaria no mercado ha 20 anos, com o valor da minha encomenda... como??? artigos de quê? Então mas eu compro 4 babygrows e agora recebo uma fatura em nome de uma empresa que nada tem a ver com os artigos que adquiri? Mais uma troca de mensagens às quais vos vou poupar pois eram um chorrilho de desculpas sem sentido. Fui obrigada a tomar uma postura mais agressiva e só passados 9 dias é que recebi uma fatura também numero 1... sou uma pessoa com sorte heinnn sempre na frente.
Nao vou colocar aqui o nome da empresa em causa pois quero acreditar que tenham aprendido alguma coisa com tudo isto que se passou (apenas o farei se mo pedirem e irei faze-lo em particular) mas são situações como estas que fazem com que as pessoas tenham receio de comprar online. Esta marca não é nada mais nada menos do que uma revendedora de artigos chineses, de qualidade duvidosa no caso dos meus artigos, e que no fundo é também uma marca de embalagens pois de tudo será a única coisa que deixará memória e que inclusive partilhei no meu instagram.
Se vou tomar a parte pelo todo? De modo algum!!! E em breve partilharei com todos as restantes experiencias fantásticas com artigos que irão certamente transformar a vida dos meus twins num mundo de fantasia e felicidade.
A mim também aconteceu comprar duas t-shirt de gola para 4 anos ... uma era grandita sim, a outra se desse para 2 anos era muito.
ResponderEliminarResultado, reclamei e devolveram-me o dinheiro.
Mas será que não têm olhos na cara, se eu encomendei 2 camisolas do mesmo tamanho, era porque precisava de duas do mesmo tamanho.
A verdade é que não sei muito bem o que dizer... mas quando uma marca é confrontada com um erro e o assume e tenta corrigir eu até acho compreensível e aceitável. Errar todos erramos e que atire a primeira pedra quem não o fez (obvio que não é agradável). O pior, e foi o que me aconteceu) foi a total falta de noção de incumprimento, os argumentos infundados, a falta de verdade e a total ausência de encontrar uma solução que favoreça o cliente que está insatisfeito. É triste :( beijinhos coloridos Isabel <3
EliminarAqui não é o caso, mas enquanto as pessoas no geral não pararem de comprar nos chineses, a situação vai piorar...a minha mãe tem 3 lojas de artigos de senhora, à frente de duas delas abriram lojas chinesas e claro as vendas cairam a pique. Dizem que vendemos caro, esquecem se que pagamos muito mais impostos do wue eles e compramos artigos portugueses, franceses e italianos...quando perceberem que quem vai pagar a verdadeira factura serão os nossos filhos já será tarde.
ResponderEliminarEstão a invadir o comércio, começaram com os restaurantes, as lojas de tudo e mais alguma coisa mas agora estão a ocidentalizar se e as lojas com roupa já deixam a duvidar acerca da sua origem. ..já volocam empregados portugueses, assim a dúvida ainda é maior. Enquanto houver quem compre, haverá quem venda...
Verdade... eu não entendo porque razão a maioria das pessoas quando vai a uma loja "normal" pede fatura e quando vai aos chineses não pede fatura. Infelizmente anda meio mundo a tentar enganar outro meio :(
ResponderEliminarSem dúvida, a questão da fatura é de facto pertinente, e acontece mesmo assim. Quando as lojas tradicionais fecharem e as fábricas consequentemente também será fácil queixarem se mas no entretanto esquecem se que ao comprarem no chinês estão a contribuir em muito para isso...
ResponderEliminarO consumidor tem uns hábitos estranhos... e depende de cada um nós alterar isso. Se há coisa que me tira do serio é quando me perguntam "Quer fatura?" ora eu não pergunto "quer que pague?" logo se eu pago uma coisa a lei manda que quem vende emita um documento que comprove essa transação... não entendo a dificuldade em entender isto :( enfim...
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