31/03/2015

AS MINHAS PEÇAS CHAVE SS15 #1


As gladiadoras parece que estão na moda. Eu confesso que não tenho pernas (por enquanto) para aquelas que vão até ao joelho e cheias de tirinhas e atilhos. Posso não ter as pernas mas tenho muito a noção do ridículo. Porém andei a espreitar a nova colecção da MANGO e encontrei algumas soluções que me ficaram debaixo de olho (por enquanto... e até se mudarem lá para casa).
AQUI




AQUI

FIOS #40

Gosto de andorinhas. Gosto tanto de andorinhas. Gosto do facto de regressarem sempre a casa. Voam, afastam-se, passeiam-se mas acabam sempre por regressar ao seu ninho. Por tudo isto esta peça é especial. Um fio INNOCENCE SWALLOW  SS15 , em cabedal nude com peças prateadas em zamac e uma medalha de madrepérola com uma andorinha.

Ousam?

30/03/2015

CAFÉ DA GARAGEM - TEATRO TABORDA


Gosto de me perder pelas ruas da minha cidade. Confesso que é uma das coisas de que mais sinto falta, desde a minha mudança para a linha de Cascais, são estes deambulares sem rumo, sem destino, mas sempre a encontrar locais que existem apenas para serem descobertos. Este sábado foi dia de nos perdermos, sem rumo, sem pressas. Apanhámos um pedacinho da feira da ladra e continuámos até chegarmos à Rua Costa do Castelo 75, até ao Teatro Taborda.
Há muito tempo que não visitávamos este espaço e foi com muita alegria que vimos o Café da Garagem remodelado e de tão boa saúde. Este espaço está literalmente esculpido numa das colinas de Lisboa, escondido, recatado, enterrado uns pisos abaixo do piso de entrada mas tão surpreendentemente acolhedor e cheio de luz. É sem duvida uma janela panorâmica para as costas da cidade com vidros e espelhos que reflectem a luz macia de Lisboa.Uma fila de cadeirões mesmo em frente à janela, como se estivéssemos na primeira fila prontas para assistir a um espectáculo são o convite a permanecer horas sem fio a contemplar a maravilhosa vista.

BRINCOS #2

Novas cores nos brincos COLORED FEATHERS SS15, novas combinações. Ousam ou vão ignorar?










27/03/2015

FIOS #39

E a colecção dos  fios COLORFUL VINTAGE SS15 começa a alargar o pantone de cores. Estes fios cheios de cor e pormenores que requerem um olhar mais atento vieram para colorir os seus dias.

Ousam?





26/03/2015

A MORTE INESPERADA E A MORTE ANUNCIADA

A morte é daqueles temas que me dá náuseas, me revolta as entranhas e me dilacera a carne. Mas eu falo nela. Na verdade gosto de falar nela pois como já disse muitas vezes não se cura o que não se verbaliza. Assim preciso de escrever sobre ela de quando em vez.
Esta semana tem sido uma razia no que diz respeito a este tema. Primeiro a morte inesperada. A morte que surge sem se fazer anunciar, sorrateira e sonsa e que levou o pai de uma amiga (ainda não encontrei as palavras para curar a tua dor*) e o meu poeta, Herberto Helder. O único poeta, para alem do meu grande Fernando Pessoa, que cresceu comigo durante 20 anos. O meu poeta que escreveu um dia o melhor poeta de amor que algum dia li - O triptico, Um poema que diz "(...) E gritam e batem. Ele bate-lhe com o seu espírito de amador. E ela é batida, e bate-lhe com o seu espirito de amada. Então o mundo transforma-se neste ruído áspero do amor. Enquanto em cima o silencio do amador e da amada alimentam o imprevisto silencio do mundo e do amor.". Lindo e que permanecerá eterno em mim como um pai será sempre real na vida de uma filha, ainda que não de forma física.
Depois vem a morte anunciada, a morte que adoece e que corrói um corpo até este ceder e que levou o escritor Luís Miguel Rocha. Para mim o "meu" Dan Brown português e que tantas vezes me acompanhou em horas de leitura. Prazerosas e reconfortantes. 
A morte é daqueles temas que me dará sempre náuseas, que me revoltará sempre as entranhas e que me dilacerá sempre a carne mas (infelizmente) é a única coisa certa que temos depois de nascer! 

*sim este pai tem nome mas por razões de respeito e privacidade não o anunciarei

PULSEIRAS #58

Depois do sucesso que têm sido as pulseiras MAORI SS15 com detalhes em prateado (aqui, aqui. aqui e aqui) era inevitável trazer um toque extra de glamour. O dourado chegou às MAORI e veio para fica. Aqui apresentamos a primeira pulseira desta colecção mas mais chegarão em breve

Ousam?

25/03/2015

PULSEIRAS #57

As pulseiras CAVIAR voltaram mas com cores a cheirar a Primavera. O rosa forte, o amarelo e o verde esmeralda chegaram para complementar a paleta já existente (AQUI) mais neutra: o branco, o cinza, o castanho e o dourado.

24/03/2015

FIOS #38


Mais três fios COLORFUL VINTAGE SS15 da nova colecção, cheios de cor e pormenores que requerem um olhar mais atento. Elefantes pequeninos, budas pequeninos de cara feliz tudo vale para receber esta nova estação que se quer quente e colorida.

Ousam?




A CAMINHO DOS ENTA #7


Depois dos livros de pintar que já aqui referi só faltava mesmo isto para a criança, e arquitecta, que existe em mim bater palminhas. A LEGO lançou uma caixa com 1200 peças dedicada a todos aqueles que gostam de brincar "às casinhas" - LEGO ARCHITECTURE STUDIO. Não imaginam o jeito que isto tinha dado durante a faculdade ou naquelas noites infindáveis de directa nos ateliers. Esta caixinha inofensiva poderá ser um óptimo desbloqueador de criatividade alem de que permite com grande facilidade moldar, alterar, criar... enfim é uma perdição.

23/03/2015

MAIS UMA... CORRIDA!



Devo ter enlouquecido só pode! Ou então ainda estou sob o efeito da adrenalina de ontem... Próxima corrida dia 25 de Abril. Inscrições GRÁTIS por isso não há desculpas e ainda podemos ver as montras do chiado (mentira não podemos nada ou será que sim?).

Só me preocupa uma coisa e não são os 5 kms a correr... é mesmo a proximidade com a Landeau da Rua das Flores!

UM ESCLARECIMENTO... IMPORTANTE!



Ontem quando vi a repercussão que o meu texto e as imagens que coloquei tiveram, sobre a minha primeira corrida, fiquei assustada. Agradavelmente assustada, confesso. E fui-me deitar com todas as palavras queridas e de incentivo que mais uma vez havia recebido por tudo o que me aconteceu nos últimos tempos. Deitei-me é verdade mas custou tanto a adormecer e porquê? Porque eu não sou diferente de todas vocês que me lêem. Eu não sou especial. Eu não atingi o inatingível. Não há nada de heróico no que tenho feito. Eu fiz mal a mim e ao meu corpo. Deixei-me engordar. Tornei-me numa pessoa sedentária e isto meus amigos nada tem de bonito ou de orgulho.

22/03/2015

A MINHA PRIMEIRA CORRIDA.. DE MUITAS!



Dormi mal. A noticia que recebera ao final do dia não me deixou sossegar. Infelizmente quando uma amiga perde o seu porto seguro, o seu pai, a primeira corrida da nossa vida perde toda a importância.
O despertador tocou já eu há muito estava acordada. Sete da amanha foi a hora que nos colocámos a mexer rumo à nossa primeira corrida.
Encontro marcado com dois amigos queridos, que isto assim dividido parece que custa menos, e lá fomos nós. Carro estacionado junto ao museu de etnologia (big mistake porque à volta e já quase sem força temos de subir aquela distancia toda) e lá fomos nós, alegres e saltitantes.
Autocarro, comboio, um rio deixado para trás e a chegada ao Pragal. Um mar de gente de todas as cores, idades, nacionalidades, tamanhos... de tudo. Que bom! Que reconfortante ver que todas aquelas pessoas poderiam estar em casa a lamentar-se da vida e das injustiças mas não! Escolheram estar ali, naquele sitio e preparadas para correr, caminhar, andar, passear... domingar mas de forma saudável. 
O meu coração bateu no momento em que o meu telefone tocou... era a Ana. Uma das minhas Anas, daquelas que têm poderes especiais e que puxam por mim e não me deixam ceder ao facilitismo. Finalmente eu ia tocar-lhe, agarra-la. Quis o destino que a mini e a meia maratona estivessem separadas por uma rede mas nem isso nos impediu de nos sentirmos. Que bom. Era mais um sinal de que algo ia acontecer.

21/03/2015

A CAMINHO DA SÃO SILVESTRE... OU QUASE #17

 E é amanha. Amanha eu e mais 39999 pessoas vamos estar do outro lado do rio cheios de pressa para o atravessar e chegar a este lado de cá sãos e salvos.
Se estou nervosa? Não! Se estou bem preparada? Não! Se estou ansiosa? Sim! Se estou com vontade de chegar ao fim? Sim! Muito! Mas agora que cheguei a casa e olhei para os dorsais que nos entregaram reparo que um termina com o ano em que nasci e o outro no ano em que o João nasceu... deve querer dizer qualquer coisa não?

20/03/2015

MUDAR PARA VOAR


Mudar assusta. Mas mudar permite cortar amarras e levantar voo. Com orgulho no passado, com uma gratidão incomensurável pelo caminho já trilhado mas com a necessidade de sair da estrada já traçada. Criar trilhos novos. Sair da norma e permitir-me ser livre e espontânea. 
Assim é o novo logotipo da FIOAPAVIO. Assim sou eu aos olhos dos outros: rígida e exigente, espontânea e louca, melosa e chorona... assim me viram os membros da equipa maravilhosa da WEBLOGYOU. Pacientes, profissionais, amigos, críticos, pacientes já disse? Ajudaram.me a traçar este novo mapa onde cabe o improviso, onde existe o amor que eu recebo e que tento retribuir em todas as peças feitas, na totalidade, pelas minhas mãos, onde permanece o rigor mas que autoriza a excepção, onde se autoriza a regra num espaço de improviso... assim me viram eles e assim sou eu!

19/03/2015

PARA O MEU PAI


O meu pai é uma rocha. Daquelas imponentes e majestosas que olhamos de longe com respeito e que ambicionamos trepar, chegar lá ao cimo e gritar bem alto "consegui". O meu pai é a minha rocha. Aquela pessoa que não falando, não tocando, não abraçando me dá o apoio incondicional que se calhar muitas vezes não mereço. O meu pai é e será sempre a minha rocha. Aquela a que eu me apeguei desde o momento em que nasci e que não mais largarei porque sem ela eu desmorono. Sem ela eu sou mais fraca. Sem ela eu serei sempre apenas uma parte de mim.

O meu pai é meu e é o mais perfeito pai que as nossas, minhas e dele, imperfeições permitem ser.

Feliz dia Pai!

18/03/2015

QUEM DISSE QUE A UGG ERA SÓ GALOCHAS?



Há muito que a UGG AUSTRALIA deixou de ser "apenas" uma marca de galochas. E esta nova colecção vai dar que falar. Inspirada no fundo do mar, convida a mergulhar numa onda de propostas aparentemente familiares mas que apresentam elementos de tirar o fôlego.

17/03/2015

DIA DO PAI BY FIOAPAVIO



Eu trabalho com os materiais mais nobres: os afectos, os sentimentos que nutrimos pelos que nos estão próximos, o amor, o carinho... São materiais que não se esgotam e nestes últimos dias têm sido todos canalizados para a figura do PAI.
Muitos serão os pais que irão receber amor sob a forma de porta-chaves ou pulseiras by FIOAPAVIO e eu estou de coração cheio.

Obrigada por me ajudarem a mimar os vossos!



13/03/2015

PULSEIRAS #56


Mais uma cor a acrescentar à colecção de pulseiras MAORI SS15. Desta vez uma pulseira em azul turquesa claro com apontamentos de varias cores.

Ousam ou vão continuar de mangas cinzentas e compridas?



REFLECTIR. PONDERAR. MUDAR.



E por vezes o dia mais bonito e com o sol mais brilhante não nos parece tão bem. 
E por vezes o medo da mudança volta e tenta ofuscar o desejo de decidir. 
E Por vezes a vida não é só gargalhadas sonoras e sorrisos rasgados. 
Por vezes é necessário reflectir, ponderar e finalmente mudar. 




12/03/2015

UMA ESCAPADINHA - ÉVORA AQUI VAMOS NÓS!

Um dos presentes que ofereci ao João no seu aniversario foi um fim de semana num refugio alentejano. Como sabem nós somos apaixonados por esta zona do país e por norma fugimos para a costa vicentina porem desta vez vamos trocar o nosso litoral por outra região. Vamos viver uma mini aventura por terras do alto Alentejo - Évora será o nosso destino no próximo fim de semana. 

De vez em quando a arquitecta que há em mim tem saudades de conhecer projectos interessantes e espaço inspiradores. E conhecer é para mim um conceito lato. Conhecer significa experimenta-los, viver neles, tocar-lhes, conhecer-lhes os cheiros e as texturas. E por isso o Ecorkhotel pareceu-me perfeito. 
O Ecorkhotel, utiliza a cortiça no revestimento exterior do edifício principal, tornando-o um dos raros edifícios no mundo a ter esta utilização e o primeiro na área da hotelaria. E isso é só por si um motivo para eu estar em pulgas para conhecer este espaço. O projecto de arquitectura é de autoria do arquitecto José Carlos Cruz.


As expectativas estão altíssimas depois conto tudo sobre esta experiência. 

E vocês conhecem? E assim restaurantes bons por ali? O que não devemos perder? Contem-me tudo!!!






10/03/2015

BRINCOS #1

Já Amália cantava: "Cheia de penas me deito, E com mais penas me levanto (...)" mas porque não colorir estas penas? Porque não trazer alegria e cor às nossas vidas agora que a Primavera está quase a chegar?

Os brincos COLORED FEATHERS SS15 são brincos com várias combinações de penas e missangas, com travão de silicone e peças metálicas prateadas.

Ousam ou vão continuar no cinzentismo do Inverno?



Brinco com peças metálicas prateadas, missanga branca, com combinação de penas preta + branca + azul turquesa e travão de silicone. Mais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga rosa forte, com combinação de penas verde + rosa forte + amarelo + azulão e travão de silicone. Mais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga branca olho místico, com combinação de penas preta + branca + marsala (cor de vinho) e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga azul turquesa, com combinação de penas rosa claro + verde alface + branco + azul turquesa + preto e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga rosa forte, com combinação de penas amarela + preto + rosa forte + azul turquesa e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga branca, com combinação de penas rosa forte + verde alface + branca + azul turquesa e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga preta, com combinação de penas laranja + preta + branca e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

Brinco com peças metálicas prateadas, missanga azul turquesa, com combinação de penas azul turquesa + rosa forte + amarelo + azulão e travão de siliconeMais ou menos 18cms de comprimento

A CAMINHO DA SÃO SILVESTRE... OU QUASE #16


As dores do joelho voltaram e por isso, juntamente com a preguiça, lá fui adiando o regresso ao paredão. Somando a isso o tempo péssimo que se fez sentir e pronto estava tudo preparado para os dois quilos que engordei.


Mas como é a cabeça que manda e há uma prova quase a chegar era necessário tomar decisões e rapidamente. Comprimidos naturais para o joelho, mais água a ser ingerida diariamente e a certeza de que hoje, hoje, eu iria correr 1 km sem parar. E assim foi. Nos ouvidos tocava o "Sweet dreams" dos Eurythmics e nas veias a convicção de que hoje seria o dia de todos os meus recordes. E consegui. Senti-me tão orgulhosa. Um numero tão pequenino para a maioria que me lê mas gigantesco para mim. Nunca corri na minha vida adulta. Nunca. Tenho a passada acelerada o que faz de mim uma boa caminhadora mas corredora? No way.
Hoje, mesmo com dois quilos a mais que me deveriam envergonhar, eu estou imensamente orgulhosa do meu feito e amanha vou voltar lá. E vou superar-me uma, e mais uma, e outra e tantas vezes até que me convença de que serei capaz de correr quando, quanto e onde desejar.

Este orgulho que me pulsa nas veias só existe porque tenho na minha vida duas pessoas maravilhosas que me inspiram nesta coisa estranha que é a corrida: Ana A e Rita M sem vocês não era capaz. Obrigada por serem as amigas inspiradoras e queridas (mesmo que queridas signifique apertarem comigo). Gosto de vocês. Muito! 



09/03/2015

ENCONTREI UMA SKATER DENTRO DE MIM

Finalmente encontrei a skater que existe dentro de mim... sim porque para desgosto do senhor que mora comigo eu e o skate é mais ver. Colocar-me lá em cima e fazer habilidades, ou simplesmente não cair, é algo que não se aplica quando se fala de "moi meme".

Digam lá se não é uma solução muito mais glamorosa e perigosa e mais adequada para uma arquitecta?


08/03/2015

UM DIA FELIZ PARA NÓS

Um dia feliz para todas as mulheres que me tornaram e tornam na mulher que sou hoje. 
Bem-hajam!



design

design by: We Blog You