08/03/2014

AS MULHERES DA MINHA VIDA

Hoje comemora-se o dia internacional da mulher e eu poderia perder-me por factos históricos. Dizer-vos que o dia Internacional da Mulher surgiu na virada do século XX, no contexto da Segunda Guerra Mundial  e da Primeira Guerra Mundial, quando se deu a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. Ou que o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York. Mas, e com o devido respeito, opto por falar-vos das mulheres da minha vida, daquelas que se tornaram um exemplo para mim, aquelas que me ensinaram a ser a mulher que sou hoje.
As primeiras de todas: as avós. Duas mulheres distintas: uma da cidade e outra do campo. A primeira sabia bordar, delicada, cantava no coro da igreja de Carnide, aprendeu a calar a sua voz sobre o autoritarismo da sua mãe e mais tarde do marido, mimou o meu pai, escondeu que era do Benfica, alimentou em mim a memória de um avô que nunca conheci, de pele macia, as rugas mais bonitas que conheço, que fala sozinha, que depende de todos porque nunca soube dar um murro na mesa. Assim é a minha avó da cidade. A outra, a do campo, era lutadora, boa cozinheira, destemida, guerreira, escrevia-me cartas, enviava-me encomendas com chocolates e flores (que chegavam murchas depois de 6 horas enfiadas numa caixa de cartão), ensinou-me a bordar, ensinou-me a coser à máquina, ensinou-me a ser a neta mais velha, deixou que lhe desenhasse a última morada.Não me ensinou como suportar a dor da sua partida.
Agora as amigas. As de sempre, as de ontem, as que conheço apenas pela forma como escrevem, as que conheço apenas pelo tom de voz, as que nunca ouvi mas que habitam no meu coração, as que estão lá mesmo quando não as chamo, as que me chamam mesmo quando não estou à espera. As amigas que critico, que me criticam, que me chamam à razão como só as pessoas que gostam fazem, as que choram comigo, as que me limpam as lágrimas, as que fazem tatuagens comigo, as que estão tatuadas no meu coração, as que partilham o seu amigo especial entre um mergulho e uma dentada numa sandes deitadas na toalha da praia. Para todas elas há um lugar guardado em mim… sem elas eu não sou esta mulher que vos escreve.
Agora a mais pequenina, aquela a quem eu daria a minha vida por ela (desculpa João mas dava mesmo como daria por ti e pelos meus pais), aquela que é uma estrelinha na minha vida, aquela que está tatuada no meu pé, a afilhada mais bonita e doce que alguém pode ter. A que dá os gritinhos mais deliciosos quando me vê, a que dá os melhores abraços, a que diz tenho saudades sem pudor, a mais vaidosa mas a mais engraçada com o seu jeito de menina mulher. A minha vida é muito mais feliz desde que recebi um telefonema dos meus primos, em alta voz, a fazerem a pergunta que não precisava de ponto de interrogação. Ela seria sempre minha mesmo que não fosse afilhada, tal como é o irmão.
Por fim, mas não menos importante, antes pelo contrário. A mãe. A minha mãe. Aquela que me colocou no mundo num período de dificuldades, a que me levava ao colo até ao quinto andar quando não havia elevador, a que se perdeu comigo nos corredores de santa maria quando estava doente, a que nunca saberá o quanto eu a admiro, o quanto ambiciono um dia ser metade da mulher que ela é. A mãe que faz os melhores rissóis do mundo (e não é dito por mim), a que não gosta nada de tatuagens, aquela que eu magoei de forma atroz quando lhe disse que já não queria viver, aquela que se preocupa comigo da mesma forma tenha eu a idade que tiver. A minha mãe. A minha mãe é tudo para mim, dizer que lhe dava a minha vida é pouco, dar-lhe-ia todas as encarnações que me estão guardadas e mais… muito mais.
A todas estas mulheres eu devo um obrigada e a minha gratidão eterna. Graças a elas eu sou uma mulher muito mais feliz.

Feliz dia da mulher a todas as mulheres da minha vida.


2 comentários:

  1. As mulheres das nossas vidas são as nossas heroínas :)

    ResponderEliminar
  2. São mesmo! Todas sem excepção têm a sua importância e lugar <3

    ResponderEliminar

design

design by: We Blog You